Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8596
Título: Análise do impacto dos tempos e movimentos no processo de colheita de cana-de-açúcar
Título(s) alternativo(s): Analysis of the impact of times and movements in the sugarcane harvesting process
Autor(es): RIBEIRO, Leonardo Coelho
BERTINI, Magali
ROCHA, Matheus de Oliveira
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Colheita;Custo de operações
Data do documento: Jul-2017
Editor: 259
Referência Bibliográfica: RIBEIRO, Leonardo Coelho; BERTINI, Magali; ROCHA, Matheus de Oliveira. Análise do impacto dos tempos e movimentos no processo de colheita de cana-de-açúcar, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Resumo: A sistematização de um canavial, apto a colheita mecanizada, deve prezar pela boa arquitetura de linhas e curvas de nível, já que estes interferem diretamente no bom condicionamento fitossanitário e operacional da lavoura, influenciando diretamente os custos do processo de colheita. O objetivo desse trabalho é analisar, por meio de um estudo de caso, o impacto dos tempos e movimentos na operação de colheita mecanizada de cana-de-açúcar em relação ao desempenho econômico. Para isso foram analisados 110 talhões de uma empresa “A”, situada no interior de São Paulo. Para a análise foram utilizadas equações matemáticas para calcular os custos do processo, além da utilização de um software de SIG para análise criteriosa dos talhões e determinação de suas áreas. Os resultados da análise demonstraram que áreas com predomínio de linhas com comprimento maior, possuíam maior capacidade de produção (t h-1), devido ao menor número de manobras e consequente melhora da eficiência operacional. Desta forma, para as condições de estudo, existe uma correlação significativa e negativa entre o comprimento médio das fileiras e o custo operacional (R$ t-1), onde quanto maior o comprimento médio das fileiras de um talhão, menor será o custo operacional R$ t-1.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8596
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_leonardocoelho_analisedoimpactodostempos.pdf
  Restricted Access
644.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.