Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8589
Título: Desempenho de mecanismos dosadores de fertilizantes sólidos em diferentes níveis de nivelamento longitudinal
Título(s) alternativo(s): Performance of solid fertilizer metering mechanisms at different levels of longitudinal leveling
Autor(es): AMORIM, Fernando Luis de Souza
DOMINGUES, Nathalia
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Fertilizantes artificiais;Nivelamento do solo
Data do documento: Jul-2017
Editor: 259
Referência Bibliográfica: AMORIM, Fernando Luis de Souza; DOMINGUES, Nathalia. Desempenho de mecanismos dosadores de fertilizantes sólidos em diferentes níveis de nivelamento longitudinal, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Resumo: Nas semeadoras adubadoras existem diversos tipos de distribuidores, denominados de dosadores de semente e fertilizantes. Nestes mecanismos um dos parâmetros mais importante é a precisão na dosagem e uniformidade na distribuição, visto que isso contribui para alcançar uma máxima resposta. Um dos fatores que mais influenciam no desempenho dos mecanismos dosadores é a inclinação de trabalho. Sendo assim o presente trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho de dois mecanismos dosadores de fertilizantes sólidos helicoidais de diferentes fabricantes (‘X’ e ‘Y’) submetidos a diferentes níveis de nivelamento longitudinal. Para isso foi utilizado uma bancada simuladora onde os mecanismos dosadores de fertilizantes foram submetidos as diferentes inclinações (+10°, 0° e -10°), e suas amostras foram coletadas individualmente. Os resultados mostram que há uma diferença significativa na quantidade de fertilizante aplicado quando os mecanismos são sujeitados a inclinação longitudinal. Foi observado que ambos os mecanismos mostraram maior variação nas amostras quando trabalham em terreno plano e menor variação em inclinação positiva (+10°), simulando um terreno em aclive. Observou-se também um aumento significativo na dosagem de fertilizante na inclinação positiva.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8589
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_fernandoluis_desempenhodosmecanismosdosadoresdefertilizantes.pdf
  Restricted Access
552.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.