Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8570
Título: Interação medicamentosa entre contraceptivos orais e antibacterianos
Autor(es): FELIX, Ana Caroline Rodrigues
SILVA, Flávia Pereira da
SANTOS, Grace Kelly dos
CAMPANARO, Vanessa Padilha Rodrigues
Orientador(es): RAMOS, Aline Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Interação de medicamentos;Dispositivos anticoncepcionais
Data do documento: Dez-2015
Editor: 199
Referência Bibliográfica: FELIX, Ana Caroline Rodrigues. SILVA, Flávia Pereira da. SANTOS, Grace Kelly dos. CAMPANARO, Vanessa Padilha Rodrigues. Interação medicamentosa entre contraceptivos orais e antibacterianos, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2015.
Resumo: O primeiro contraceptivo oral lançado no mercado, 0 Enovid@ continha 150 mg de estrógeno e 10 mg de progesterona. Os níveis plasmáticos destes esteroides eram altos o bastante para manter um nível contraceptivo eficaz mesmo na presença de antimicrobianos. Com essa dosagem alta, os efeitos colaterais apresentavam um problema as usuárias. Para minimizar os efeitos colaterais produzidos por esta medicação, especialmente os cardiovasculares, as dosagens hormonais foram reduzidas para concentrações em torno de 30 mg de estrógeno e 1 mg de progesterona. Sob circunstâncias normais, estas concentrações são bastante efetivas. Porém, na presença de antimicrobianos, os níveis hormonais, já reduzidos, podem cair ainda mais, comprometendo a eficácia dos contraceptivos orais. O Objetivo do estudo foi avaliar os motivos pelo qual ocorre a interação medicamentosa. Foi realizado um estudo descritivo de dados científicos sobre a interação medicamentosa. As informações foram obtidas a partir de um questionário em web site onde foram pesquisadas 92 mulheres, que responderam perguntas sobre o conhecimento do uso concomitante dos medicamentos em questão. Os resultados apontaram diferenças relevantes de mulheres que tem conhecimento de gravidez por associação de ambos os medicamentos e dados revelaram a importância de profissionais qualificados no setor farmacêutico.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8570
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farm_2015_2_anacaroline_interaçãomedicamentosa.pdf
  Restricted Access
1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.