Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8566
Título: A depressão pós-parto na visão de puérperas e lactantes da região de São Mateus
Título(s) alternativo(s): Postpartum depression in the vision of postpartums and lactates of the São Mateus region
Autor(es): SILVA, Adriana Tavares da
MOREIRA, Agnes Vieira de Lima
ALVES, Antonieta Marques
MORENO, Daiane Soares
PENALOZA, Diego Tadeu Ramos
SILVA, Elianeuma Liberato da
NASCIMENTO NETO, João Evangelista do
Orientador(es): GUEDES, Felipe Rafael
DUARTE, Gemima Samara Bezerra
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Farmacologia
Data do documento: Jun-2016
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Adriana Tavares da. MOREIRA, Agnes Vieira de Lima. ALVES, Antonieta Marques. MORENO, Daiane Soares. PENALOZA, Diego Tadeu Ramos. SILVA, Elianeuma Liberato da. NASCIMENTO NETO, João Evangelista do. A depressão pós-parto na visão de puérperas e lactantes da região de São Mateus, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2016.
Resumo: A depressão pós-parto (DPP) é uma doença que as mulheres podem desenvolver nas primeiras semanas após o parto. As combinações de fatores biopsicossociais podem contribuir para a evolução da DPP. O conhecimento dos sintomas é necessário para entender, apoiar e ajudar a puérpera ou a lactante depressiva a procurar o acompanhamento médico e tratamento medicamentoso ou alternativo como grupos de apoio. Baseando-se nos vários estudos realizados na literatura onde estão registrados altos índices de depressão pós-parto nas puérperas e lactantes, 0 objetivo deste trabalho é estimar a prevalência de DPP nas puérperas e lactantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de São Mateus em São Paulo e avaliar o conhecimento em relação à depressão pós-parto como patologia. O estudo foi realizado com base em revisão bibliográfica de artigos científicos sobre transtornos psiquiátricos no pós-parto e seus tratamentos encontrados nos mesmos e pesquisa de campo aplicada na UBS CDHU Palanque realizada no mês de maio de 2016. Com o questionário aplicado obteve-se o levantamento de dados como presença de quadro depressivo anteriores ou casos de DPP na família, conhecimento sobre a patologia e terapias utilizadas. A prevalência encontrada foi de 20% e de conhecimento da DPP como doença foi de 74%, devido ao alto índice encontrado, apesar do nível de escolaridade alto de 48%, muitas não aderiram ao tratamento e as que aderiram fizeram tratamento farmacológico.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8566
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farm_2016_1_adrianatavares_depressão.pdf
  Restricted Access
383.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.