Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8564
Título: RH 4.0 como ferramenta de gestão
Título(s) alternativo(s): RH 4.0 as a management tool
Autor(es): CAMPOS, Ricardo Ribeiro de
SILVA, Márcio Eduardo
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Controle de processos;Recursos humanos
Data do documento: 20-Jan-2021
Referência Bibliográfica: CAMPOS, Ricardo Ribeiro de; SILVA, Márcio Eduardo; SALLES, Taciana Lucas de Afonseca. RH 4.0 como ferramenta de gestão. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, v.2, n.4, p.1-18, ago. /dez. 2021. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/edufatec-n04v2a01.pdf. Acesso em: 16 maio de 2022.
Resumo: Nos dias atuais a tecnologia se tornou essencial para o desenvolvimento das atividades nos ambientes profissionais e pessoais. Dentro da área de Gestão de Pessoas o nome dado à utilização da tecnologia nas suas práticas é RH 4.0. O presente trabalho tem como objetivo identificar da utilização da tecnologia nas práticas de Gestão de Pessoas, bem como conhecer a percepção dos profissionais da área sobre essas práticas. Obter tais informações é de grande importância pois permite conhecer o avanço da tecnologia nas ações de Gestão de Pessoas, identificando as práticas mais aceitas pelos profissionais da área, possibilitando assim, que as empresas e os profissionais de Gestão de Pessoas possam adotar com mais precisão, estas novas formas de gerir os processos da área, alavancando os resultados da empresa como um todo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o levantamento da parte teórica sobre o tema, e a pesquisa de campo com profissionais da área de Gestão de Pessoas, para o obter dados sobre as práticas realizadas com a tecnologia e sobre sua perspectiva acerca dos benefícios de algumas destas ações. A partir da implantação dos conceitos do RH 4.0 e da melhor adaptação das tecnologias às necessidades da área, espera-se que haja a maximização dos resultados e a melhoria na comunicação. Os resultados apresentados demonstram que a indústria 4.0 maximizou os processos e diminuiu o tempo sobre a execução de tarefas nos ambientes empresariais, além de proporcionar melhoria na qualidade de vidas dos colaboradores, por meio das reuniões online e da informação em tempo real. Podemos concluir que a indústria 4.0 é uma ferramenta que veio para agregar valor, otimizar os processos e propor um modelo integro e de credibilidade em torno da maximização das informações empresariais.
Nowadays, technology has become essential for the development of activities in professional and personal environments. Within the People Management area, the name given to the use of technology in its practices is HR 4.0. This paper aims to identify the use of technology in People Management practices, as well as to know the perception of professionals, that work in the area, about these practices. Obtaining such information is of great importance as it allows knowing the advance of technology in Personnel Management actions, identifying the most accepted practices, by professionals in the area, thus enabling companies and Personnel Management professionals to adopt more accurately, these new ways of managing the area processes, boosting the results of the company as a whole. This is qualitative research, in which some bibliographical research was used for collecting the theoretical part of the subject, and also field research with professionals in the area of People Management, to obtain data on the practices carried out with technology and on their perspective upon the benefits of some of these actions. Through the implementation of the HR 4.0 concepts and the best adaptation of technologies to the needs of the area, it is expected that there will be a maximization of results and an improvement in communication. The results show that industry 4.0 maximized processes and reduced the time spent on performing tasks in business environments, in addition to providing an improvement in the quality of life of employees, through online meetings and real-time information. We can conclude that industry 4.0 is a tool that came to add value, optimize processes and propose a whole and credible model around maximizing business information
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8564
ISSN: 2595-5942
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edufatec-n04v2a01.pdf473.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.