Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8561
Title: O curso de análise e desenvolvimento de sistemas sob a ótica da aprendizagem baseada em projetos: relato de experiência.
Other Titles: The systems analysis and development course from the perspective of project-based learning: experience report
Authors: UZUM, Maria Luiza Cervi
ROLAND, Carlos Eduardo de França
type of document: Artigo científico
Keywords: Linguagem de programação;Interação homem-máquina;Metodologias ativas de aprendizagem;Estatística;Engenharia de software
Issue Date: 20-Jan-2021
Citation: UZUN, Maria Luisa Cervi; ROLAND, Carlos Eduardo de França. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, v.1 n.4, p.148-157, jan. /jul., 2021. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/edufatec-n04v1a09.pdf https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/edufatec-n04v1a09.pdf. Acesso em: 16 maio de 2022.
Abstract: O método ativo de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos vem sendo aplicado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), de uma Faculdade de Tecnologia do interior do estado de São Paulo desde o primeiro semestre de 2013, na disciplina de Estatística Aplicada. No entanto, a partir do primeiro semestre de 2018, foram incorporadas a esta experiência as disciplinas: Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Linguagem de Programação, e Estruturas de Dados. Esta técnica ativa é fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos em que o modelo de ensino, consiste em desenvolver um produto: software de análises estatísticas para ser utilizado em empresas. O objetivo é que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que considerem significativos. Desta forma os alunos foram expostos a situações próximas das que encontrarão em sua futura profissão para que desenvolvessem as habilidades de análise, projeto e desenvolvimento de um sistema em arquitetura web de análises estatísticas.
The active method of teaching Project Based Learning has been applied in the course of Analysis and Systems Development, of a College of Technology at the State of São Paulo since the first semester of 2013, in the discipline of Statistics. However, from the first semester of 2018, the following disciplines were incorporated into this experience: Software Engineering, Human-Computer Interaction, Programming Language, and Data Structure. This active technique is based on Project Based Learning in which the teaching model consists of developing a product: statistical analysis software to be used in companies. The objective is for students to confront real-world issues and problems that they consider significant. Thus, students were exposed to situations close to those they will encounter in their future profession so that they could develop the skills of analysis, design and development of a system in web architecture of statistical analysis.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8561
ISSN: 2595-5942
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edufatec-n04v1a09.pdf373.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.