Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8548
Título: Uso de Vant em cultura de cana-de-açúcar
Título(s) alternativo(s): Use of Vant in sugarcane culture
Autor(es): OLIVEIRA, Alessandro Araújo de
PANUTO, Lourival
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Veículos autônomos;Aeronaves (uso agrícola);Aeronaves agrícolas
Data do documento: Jul-2017
Editor: 259
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Alessandro Araújo de; PANUTO, Lourival. Uso de Vant em cultura de cana-de-açúcar, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Resumo: Objetivou-se a agricultura de precisão em unir várias ciências, em busca de produzir mais com menos, otimizando assim o uso de recursos naturais, insumos, particionando todas as áreas de plantio de uma propriedade, para fazer uma investigação localizada em busca da identificação exata de locais de interesse na plantação. Dessa união surgiu a, Geotecnologia, Geoprocessamento entre outras, a tecnologia está passando por uma evolução constante, a cada momento uma nova tecnologia está surgindo no mercado, que é o caso da utilização de VANT (veículo aéreo não tripulado) vem ganhando espaço nas lavouras de canas de açúcar, devido a sua agilidade na tomada de imagens e rapidez no processamento destas, proporcionando ótimos resultados praticamente em tempo real. Também devido a sua resolução espacial, liberdade ao operador do equipamento para obtenção de imagens em diferentes momentos com qualidade e baixo custo aos produtores, facilitando no planejamento de voo em busca das imagens das áreas que foram planejadas para o Geoprocessamento gerando um mosaico com fotos unidas sistematicamente por um ajuste e sobreposição das margens vizinhas de forma que finalmente teremos uma representação continua da lavoura sobrevoada onde será possível tomar decisão com maior precisão referente a mapeamento de plantio, falha de plantio, detecção de alvos como: nematoide, erva daninha, geração de mapas de aplicações e cálculo de volume através das imagens, entre outros atributos buscando assim minimizar as perdas e aumentar a produtividade e os lucros do produtor.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8548
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_alessandroaraujo_usodevantemculturadecanadeacuar.pdf
  Restricted Access
1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.