Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8339
Título: Depósito de gotas no terço inferior de plantas de soja com pontas do tipo leque e pontas do tipo cone
Título(s) alternativo(s): Droplet deposit in the lower third of soybean plants with fan-like and cone-like tips
Autor(es): SILVEIRA, Bruna Regina Garcia da
SILLI, Eduardo Nicola
Orientador(es): LEITE, Susi Meire Maximino
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Agricultura de precisão;Soja;Controle de pragas;Pulverizadores
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SILVEIRA, Bruna Regina Garcia da; SILLI, Eduardo Nicola. Depósito de gotas no terço inferior de plantas de soja com pontas do tipo leque e pontas do tipo cone, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A realização de uma pulverização eficiente é de extrema importância para a qualidade da lavoura e a escolha da ponta de pulverização certa pode auxiliar no aumento dessa eficiência. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o depósito de gotas no baixeiro de plantas de soja utilizando uma taxa de aplicação de 50 L ha¹ a uma velocidade de caminhamento de 2,69 m.s-1, com dois tipos de pontas de pulverização, a ponta JHC 8001 (tipo cone vazio) e JSF 11001 (tipo leque plano padrão), em três diferentes estágios de desenvolvimento das plantas de soja. Os dados de densidade de gotas, percentual de cobertura e espectro de gotas (SPAN) foram obtidos através da avaliação de papéis hidrossensíveis em software DropScope®. A partir das aplicações realizadas foi possível observar que, independente da ponta utilizada, houve uma menor porcentagem de área coberta no estágio V9. Maiores densidades de gotas foram obtidas no estágio V5, o qual diferiu significativamente dos demais estágios avaliados. Não foi observada diferença significativa entre o SPAN obtido para os dois tipos de pontas, apenas para os estágios fenológicos, onde o maior valor foi no estágio V5.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8339
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_brunaregina_depositodegotasnotercoinferior.pdf
  Restricted Access
327.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.