Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8324
Título: Cultivo de plantas indoor utilizando sensores e iluminação artificial
Título(s) alternativo(s): Indoor plant cultivation using sensors and artificial lighting
Autor(es): BATISTA, Eduardo Vinicius
GARAJAN, David
Orientador(es): GARCIA, Luís Hilário Tobler
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Sensores;Internet das coisas;Custo de operações
Data do documento: Dez-2021
Editor: 259
Referência Bibliográfica: BATISTA, Eduardo Vinicius; GARAJAN, David. Cultivo de plantas indoor utilizando sensores e iluminação artificial, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Big Data no Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2021.
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um produto baseado na tecnologia de internet das coisas aplicado ao segmento da agricultura. Para o desenvolvimento do produto foram utilizados microcontroladores, sensores, tubos de pvc, painel elétrico, bicos ajustáveis de gotejo, válvulas solenóides, aplicativos de monitoramento, hortaliças e algumas soluções de IOT. Durante o levantamento de informações, foi implementada a etapa de estudo de experiência do usuário para entender o consumidor e suas necessidades. Visto que a grande necessidade de um pequeno e médio agricultor é ser eficaz em sua produção, este conceito pode ser aplicado a diversos cenários que necessitam acompanhamento remoto da produção e otimização de custos. Após a conclusão do desenvolvimento, o sistema mostrou a capacidade de controlar os sensores automaticamente de acordo com as variáveis do ambiente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8324
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bigdata_2021_2_eduardovinicius_cultivodeplantasindoor.pdf
  Restricted Access
2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.