Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8289
Título: Avaliação de uma aplicação a lanço de um tipo de corretivo sólido: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Evaluation of an application to launch a type of solid concealer: case study
Autor(es): TORRES, Alessandro de Jesus
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Tecnologia de fertilizantes;Manejo do solo;Calcário (aplicações)
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: TORRES, Alessandro de Jesus. Avaliação de uma aplicação a lanço de um tipo de corretivo sólido: estudo de caso, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A distribuição a lanço é um manejo muito utilizado na agricultura brasileira, por poder trabalhar com varias faixas de aplicação, contribuindo para o rendimento operacional e também oferece flexibilidade podendo ser realizado aplicação de nitrogênio e potássio no pré plantio porém, para conseguir uma distribuição de qualidade o equipamento deve está calibrado e regulado de acordo com tipo de fertilizante que será aplicado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade de distribuição transversal de um tipo de fertilizante sólido, utilizando bandejas no sentido transversal da máquina, foram realizado três repetições a velocidade em cada repetição foi de 15 km.h-1 e coletado 4 amostras por passada num total de 12 amostras, segundo o operador a máquina estava calibrada para aplicar uma dose 1000 kg.ha-1 por passada. Portanto através das análises feita após a coleta do material foi possível determina que a máquina não estava devidamente regulada e calibrada uma vez que a mesma disponibiliza um pacote tecnológico de ponta para calibração dos componentes de distribuição. O valor de coeficiente de simetria de 0,80 indicou que o lado direito em relação ao esquerdo caiu 20% menos de produto, influenciado pela velocidade do vento no momento da aplicação, estava acima do recomendado outro fator que também fez muita diferença na qualidade da aplicação foi a característica física do calcário através do teste granulométrico e dureza o produto apresentou se na sua maioria ser pó e de dureza baixa, contribuindo para maior concentração de produto no centro da faixa de aplicação e também constatou se que o jogo de disco e pás que estava na máquina era inadequado para tipo de produto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8289
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_alessandrojesus_avaliacaodeumaaplicacaoalanco.pdf
  Restricted Access
3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.