Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8286
Título: Comparação de distribuidores de fertilizantes em diferentes declividades
Título(s) alternativo(s): Comparison of fertilizer spreaders on different slopes
Autor(es): AUGUSTO FILHO, Edison
LOPES, Paulo Henrique de Oliveira
DIAS, Vanderson Francisco
Orientador(es): PINOTTI, Elvio Brasil
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Solos;Tratamento do solo;Tecnologia de fertilizantes;Semeadura
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: AUGUSTO FILHO, Edison; LOPES, Paulo Henrique de Oliveira; DIAS, Vanderson Francisco. Comparação de distribuidores de fertilizantes em diferentes declividades, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: Os solos tropicais têm a necessidade constante de reposição dos nutrientes para a manutenção da fertilidade, uma vez que a intenção é plantar novamente em áreas onde os nutrientes já foram extraídos por uma cultura anterior. Um dos métodos mais usados para a reposição de nutrientes é a dosagem de fertilizantes sólidos nas linhas de plantio com dosadores acoplados à semeadoras fazendo duas operações num mesmo momento. Um fator que pode comprometer a eficiência deste processo é a inclinação de trabalho. Este trabalho avalia a variação que ocorre na dosagem, quando três dosadores helicoidais de fabricantes diferentes, são submetidos às inclinações de -15°, 0° e +15°. Para isso, foi usada uma mesa de simulação de inclinação de onde puderam ser coletados as dosagens de fertilizantes de cada um dos dispositivos em cada inclinação. A análise confirmou que há diferença entre as doses depositadas quando os dosadores estão inclinados. Os resultados mostraram que todos os dispositivos aumentam a dosagem quando estão em ângulo de -15°. Também permitiu perceber que dois dos dosadores tem redução da dose aplicada quando submetidos ao ângulo de +15° enquanto o ultimo aumenta um pouco a dosagem para não permitir que haja deficiência de nutrientes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8286
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_edisonaugusto_comparacaodedistribuidoresdefertilizantes.pdf
  Restricted Access
597.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.