Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8245
Título: Monitoramento da pulverização por meio do controle estatístico do processo e telemetria
Título(s) alternativo(s): Spray monitoring through statistical process control and telemetry
Autor(es): SANTOS, Daniel Valim
AMOROSO, Rafhael Victor Barboza
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Pulverizadores;Lavoura
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SANTOS, Daniel Valim; AMOROSO, Rafhael Victor Barboza. Monitoramento da pulverização por meio do controle estatístico do processo e telemetria, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A pulverização é uma das operações mais importantes do ambiente agrícola, englobando diversos fatores que influenciam na qualidade da mesma. O objetivo do presente trabalho consiste em averiguar as causas da variabilidade do processo de pulverização, através do uso da telemetria e do controle estatístico do processo. Deste modo, foram selecionados 4 talhões diferentes, onde houve a operação da pulverização, através de um pulverizador automotriz Uniport 3030, e o uso da telemetria para monitorar e avaliar as condições da área, sendo seus dados processados pelo software da empresa Jacto, OtmisNet. Tais dados geraram 4 mapas e diversos valores distintos, referentes ao volume pulverizado em cada passada, que puderam ser usados para elaborar os gráficos de controle e para calcular o índice de Capacidade do Processo, com o propósito de apurar os fatores causais da variabilidade na operação e se a mesma se caracterizou ou não como um processo capaz. Pôde-se concluir, portanto, que existe semelhança entre as causas da variabilidade na aplicação das 4 áreas, e pôde-se determinar, através das análises, as causas que se assemelham entre as passadas trabalhadas, como o relevo, formato da passada e os acúmulos de erros das calibrações, podendo incluir os fatores relativos às causas da variabilidade e algumas características específicas de cada talhão.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8245
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_danielvalim_monitoramentodapulverizacaopormeiodocontrole.pdf
  Restricted Access
1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.