Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8240
Título: Avaliação do desenvolvimento inicial de plantas de nabo forrageiro tratadas com reguladores vegetais
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the initial development of forage radish plants treated with plant regulators
Autor(es): CARDOSO, Cesar Augusto Guirado
SILVA, Lucas de Oliveira e
Orientador(es): GUIMARÃES, Alexandre de Moura
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Nabo;Plantas forrageiras
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: CARDOSO, Cesar Augusto Guirado; SILVA, Lucas de Oliveira e. Avaliação do desenvolvimento inicial de plantas de nabo forrageiro tratadas com reguladores vegetais, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: O nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) é uma cultura muito utilizada para cobertura vegetal do solo, proporcionando uma rota de entrada para uma futura semeadura sobre sua palhada, além de fornecer auxílio na descompactação do solo por meio de suas raízes. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do ácido giberélico no desenvolvimento da cultura através de 2 experimentos, um por meio do tratamento de sementes e outro por meio de aplicação foliar. Os experimentos utilizaram 6 tratamentos com 5 repetições, onde T1 foi testemunha em ambos e os demais tratamentos com doses distintas de ácido giberélico. O experimento foi instalado em delineamento experimental inteiramente casualidado. Após 7 dias da semeadura foi realizado o desbaste, mantendo apenas a planta mais desenvolvida em cada um dos 30 vasos, e feito estudo da porcentagem de germinação. Com 40 dias após a semeadura foram realizadas as medições dos seguintes parâmetros: altura de planta, número de folhas, diâmetro de caule, matéria fresca da parte aérea e da raíz e matéria seca da parte aérea e da raíz. Os dados foram processados no Teste Tukey com diferença mínima significativa (DMS) a 5% e análise de regressão linear.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8240
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_cesaraugusto_avaliacaododesenvolvimentoinicialdeplantas.pdf
  Restricted Access
401.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.