Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8188
Título: Análise dos indicadores chave de desempenho no processo de colheita de cana-de-açúcar
Título(s) alternativo(s): Analysis of key performance indicators in the sugarcane harvesting process
Autor(es): BATISTA, Eduardo Vinicius
RIBEIRO, Guilherme Gadiani
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Colheita;Custo de operações;Transbordo de carga
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: BATISTA, Eduardo Vinicius; RIBEIRO, Guilherme Gadiani. Análise dos indicadores chave de desempenho no processo de colheita de cana-de-açúcar, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A produção de cana-de-açúcar no Brasil atingiu 641 milhões de toneladas na safra de 17/18, mesmo com as oscilações na economia do país. Nessa última década cresceu o número de falência no setor sucroenergético, devido a problemas climáticos, alto preço do açúcar e etanol aumentando o custo de produção. Este trabalho tem o objetivo de analisar por meio de estudo de caso, os indicadores-chaves de desempenho no processo de colheita de cana de açúcar. Esses indicativos interferem diretamente nos indicadores chave de desempenho na eficiência operacional (KPI) da colheita mecanizada e elevam os custos variáveis. Os dados utilizados foram extraídos de computadores de bordo que quantificam e apontam operações em tempo real. Essas tecnologias estão instaladas em 29 colhedoras de uma empresa do setor agrícola, que busca uma eficiência operacional (KPI) de 65%. A empresa está localizada no interior do estado de São Paulo. Para realizar as investigações das causas que interferem no processo, as máquinas foram separadas por frentes e filiais. Semanalmente, foram averiguadas as análises de horas de trabalho produtivas e improdutivas, resultando em uma eficiência operacional para cada filial. Após, foram realizados cálculos para demonstrar em números a oscilação do custo total da colheita em relação à eficiência. Comparando o custo da colheita entre a média de eficiência real com a média desejada, houve uma diferença de R$ 325,40 ha⁻¹ e R$ 3,88 t⁻¹. Para concluir, observou-se que a espera pelo transbordo, chuva/solo úmido e manutenções foram os fatores mais limitantes para obter o alcance da meta desejada pela empresa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8188
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_eduardovinicius_analisedosindicadoreschavededesempenhoE.pdf
  Restricted Access
901.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.