Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8175
Título: Avaliação da homogeneidade de emergência em função do vigor da semente de soja (Glycine Max) e da profundidade de plantio
Título(s) alternativo(s): Evaluation of emergence homogeneity as a function of soybean seed vigor (Glycine Max) and planting depth
Autor(es): HAEHNER, Klaus
FRITSCH, Lucas
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Plantio;Produtividade;Sementes
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: HAEHNER, Klaus; FRITSCH, Lucas. Avaliação da homogeneidade de emergência em função do vigor da semente de soja (Glycine Max) e da profundidade de plantio, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: O cultivo da soja no Brasil tem grande importância na renda econômica pela exportação do grão, com aumento de 3,83% de hectares em relação à safra anterior. O primeiro passo para a implantação de uma lavoura de potencial no campo e a escolha da semente correta. Suas características devem ser atendidas de acordo com o tipo de solo na qual será semeada, necessidades nutricionais e qual a meta de produtividade a ser alcançada. Tal sucesso está também diretamente associada à profundidade de disposição da semente. Este experimento tem por objetivo avaliar a capacidade de emergência e vigor da soja em função da qualidade da semente e comparação de três profundidades de semeadura, verificando o potencial do seu vigor e germinação. A mesma variedade de soja foi utilizada, uma com mais vigor e outra com menos, semeadas em três profundidades diferentes – 4cm, 6cm e 8cmem blocos 2X3 com 5 repetições pelo delineamento em blocos casualizados, com posterior acompanhamento de germinação. A profundidade 6cm obteve uma maior porcentagem de emergência em diferentes vigores testadas. No teste da qualidade das sementes, a com vigor maior teve melhor germinação em relação a outra semente em diferentes profundidades. Conforme os resultados pode-se notar que a profundidade maior tem dificuldade para emergência.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8175
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_klaushaehner_avaliacaodahomogeneidadedeemergencia.pdf
  Restricted Access
580.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.