Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8175
Title: Avaliação da homogeneidade de emergência em função do vigor da semente de soja (Glycine Max) e da profundidade de plantio
Other Titles: Evaluation of emergence homogeneity as a function of soybean seed vigor (Glycine Max) and planting depth
Authors: HAEHNER, Klaus
FRITSCH, Lucas
Advisor: TANAKA, Edson Massao
type of document: Artigo científico
Keywords: Plantio;Produtividade;Sementes
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 259
Citation: HAEHNER, Klaus; FRITSCH, Lucas. Avaliação da homogeneidade de emergência em função do vigor da semente de soja (Glycine Max) e da profundidade de plantio, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Abstract: O cultivo da soja no Brasil tem grande importância na renda econômica pela exportação do grão, com aumento de 3,83% de hectares em relação à safra anterior. O primeiro passo para a implantação de uma lavoura de potencial no campo e a escolha da semente correta. Suas características devem ser atendidas de acordo com o tipo de solo na qual será semeada, necessidades nutricionais e qual a meta de produtividade a ser alcançada. Tal sucesso está também diretamente associada à profundidade de disposição da semente. Este experimento tem por objetivo avaliar a capacidade de emergência e vigor da soja em função da qualidade da semente e comparação de três profundidades de semeadura, verificando o potencial do seu vigor e germinação. A mesma variedade de soja foi utilizada, uma com mais vigor e outra com menos, semeadas em três profundidades diferentes – 4cm, 6cm e 8cmem blocos 2X3 com 5 repetições pelo delineamento em blocos casualizados, com posterior acompanhamento de germinação. A profundidade 6cm obteve uma maior porcentagem de emergência em diferentes vigores testadas. No teste da qualidade das sementes, a com vigor maior teve melhor germinação em relação a outra semente em diferentes profundidades. Conforme os resultados pode-se notar que a profundidade maior tem dificuldade para emergência.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8175
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_klaushaehner_avaliacaodahomogeneidadedeemergencia.pdf
  Restricted Access
580.35 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.