Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8164
Título: Inclusão de pessoas deficiência física no mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Inclusion of persons physical disabilities in the labor market
Autor(es): SILVA, Ana Cristina Lopes da
SOUSA, Arlene Silva Barreto de
BRANDÃO, Artur George Vieira
SANTOS, Breenda Pereira dos
PEREIRA, Cíntia da Costa
PEREIRA, Djane Mendes
ALVES, Felipe Rodrigues
Orientador(es): OLIVEIRA, Fabiano Costa de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pessoas com deficiência física;Administração de recursos humanos;Inclusão social;Mercado de trabalho
Data do documento: Dez-2016
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Ana Cristina Lopes da. SOUSA, Arlene Silva Barreto de. BRANDÃO, Artur George Vieira. SANTOS, Breenda Pereira dos. PEREIRA, Cíntia da Costa. PEREIRA, Djane Mendes. ALVES, Felipe Rodrigues. Inclusão de pessoas deficiencia fisica no mercado de trabalho, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2016
Resumo: Desde a criação da Lei de Cotas no Brasil, muito tem se falado sobre a inclusão de deficiente físico motor no mercado de trabalho e os desafios que a organização e o departamento de Recursos Humanos têm enfrentado para atender todas as medidas exigidas pela lei. Entretanto o papel social, não só na ideia de inclusão, mas naquela que reflete os direitos como indivíduo destas minorias já é algo que antecede a lei propriamente dita. A inclusão de pessoas com deficiência física motor é algo que exige uma nova postura e com isso uma reestruturação nas organizações não só quanto à infraestrutura, mas também, uma mudança cultural com foco no relacionamento dos funcionários e das pessoas com deficiência, afim de, assegurar o desenvolvimento saudável da organização. O método utilizado neste estudo se dá a partir de um estudo das bibliografias, artigos e manuais, que abordam o tema de forma a comparar não só o papel da organização, mas também da sociedade e do governo neste processo. Esta análise afirmou que o processo de inclusão do deficiente físico motor no mercado de trabalho é algo que ainda precisa ser desenvolvido pelas organizações, as empresas precisam assumir o papel social, não somente, pensando nos benefícios comerciais e de imagem institucional, mas pensando no papel delas como transformadoras de pessoas e da sociedade, criando projetos de captação, inclusão, integração e de desenvolvimento das pessoas portadoras de deficiências que possibilitem o relacionamento e crescimento destes indivíduos nas organizações.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8164
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2016_2_c-n_anacristina_inclusãodapessoa.pdf
  Restricted Access
697.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.