Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8138
Title: Avaliação do conhecimento populacional a respeito da implantação de hortas com plantas PANC em ambiente escolar
Other Titles: Assessment of population knowledge about the implementation of gardens with PANC plants in a school environment
Authors: SILVA, Rafaela Feliciano da
PESSOA, Rafaela Gasperotto
Advisor: GIANNONI, Juliana Audi
Other contributor: GIANNONI, Juliana Audi
GUIGUER, Elen Landgraf
SHIGEMATSU, Elke
type of document: Monografia
Keywords: Plantas comestíveis;Alimentos não convencionais
Issue Date: 19-Nov-2021
Publisher: 130
Citation: SILVA, Rafaela Feliciano da; PESSOA, Rafaela Gasperotto. Avaliação do conhecimento populacional a respeito da implantação de hortas com plantas PANC em ambiente escolar. Orientadora: Juliana Audi Giannoni. 2021. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Alimentos) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2021.
Abstract: O Brasil possui vasta diversidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que são uma excelente fonte alimentar, com níveis de nutrientes análogos ou até superiores às hortaliças que estamos habituados a consumir, possuem baixo custo e fácil manejo, podendo ser encontradas nas ruas das cidades. Todavia a população não detém o conhecimento diante do atual sistema agroalimentar, sendo notória a urgência de disseminar o conhecimento a respeito das PANC e implantar hortas, como uma medida para o seu resgate, que permite relacionar a educação alimentar e ambiental, desenvolvendo uma sociedade sustentável. Diante disso, o ambiente escolar é o melhor meio promotor para difundir esse conhecimento. Realizou-se uma pesquisa online via plataforma Google Forms cujo objetivo foi avaliar o conhecimento populacional a respeito das PANC e hortas, assim como a opinião acerca da implantação de hortas PANC, como meio educacional para estimular o seu consumo dentro do ambiente escolar. O questionário contou com 16 perguntas de cunho investigativo, ficou disponível de 1 a 15 de agosto de 2021. Obteve-se 601 participações do público de todas as regiões do Brasil e alguns países e de todas as idades, gêneros e escolaridade. A partir dos resultados obtidos foi verificado que o hibisco é o mais conhecido, 51% dos participantes têm familiaridade com o termo PANC e 98% afirmaram que a implantação de hortas com plantas PANC em escolas é importante ferramenta de conscientização ecológica e disseminação de conhecimento.
ABSTRACT: Brazil has a vast diversity of Non-Conventional Food Plants (PANC), which are an excellent food source, with nutrient levels similar to or even higher than the vegetables we are used to consuming, they are low cost and easy to handle, and can be found on the streets of cities. However, the population does not have the knowledge of the current agro-food system, and the urgency of disseminating knowledge about the PANC and implanting vegetable gardens is notorious, as a measure for their rescue, which allows to relate food and environmental education, developing a sustainable society. . Therefore, the school environment is the best means of promoting this knowledge. An online survey was carried out via the Google Forms platform whose objective was to evaluate the population's knowledge about PANC and vegetable gardens, as well as the opinion about the implementation of PANC gardens, as an educational means to stimulate their consumption within the school environment. The questionnaire had 16 investigative questions and was available from August 1 to 15, 2021. 601 public participations were obtained from all regions of Brazil and some countries and of all ages, genders and schooling. Based on the results obtained, it was verified that hibiscus is the best known, 51% of the participants are familiar with the term PANC and 98% stated that the implementation of gardens with PANC plants in schools is an important tool for ecological awareness and dissemination of knowledge.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8138
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.