Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8096
Título: Análise dos tipos de sensores utilizados na automação de esteiras transportadoras
Título(s) alternativo(s): Analysis of the types of sensors used in the automation of conveyor belts
Autor(es): DAL POÇO, Luciano
SOUZA, Valmir Silva
NUNES, Laerte Edson
Orientador(es): POLETTO FILHO, José Antonio
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Esteira rolante;Automação
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: 119
Referência Bibliográfica: DAL POÇO, Luciano; SOUZA, Valmir Silva. Análise dos tipos de sensores utilizados na automação de esteiras transportadoras. Orientador: José Antônio Poletto Filho. 2021. 21 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) – Faculdade de Tecnologia Dep. Julio Julinho Marcondes de Moura, Garça, 2021.
Resumo: As esteiras transportadoras são equipamentos comuns encontrados em todos os tipos de indústrias, com a finalidade de deslocar rapidamente produtos e suprimentos para dentro e fora da produção e, também, entre as estações de trabalho. Considerada a espinha dorsal da produção, a esteira transportadora pode ser manual ou automatizada por meio de sensores, atuadores, robôs e outras tecnologias afins. A automatização desse equipamento, pela indústria, visa buscar produtividade e qualidade para atingir competitividade e obter crescimento frente ao acirrado mercado. Dada à importância do tema, este estudo tem como objetivo identificar, por meio de pesquisa bibliográfica e da confecção de um protótipo, os tipos de sensores utilizados em esteiras transportadoras automatizadas, no sentido de facilitar o trabalho e otimizar o processo de produção em indústrias. A literatura aponta que a automatização de processos tem como vantagens a padronização dos sistemas de produção, a redução de perdas, custos e desperdícios de processos, além de aumentar a eficiência produtiva. Utilizados na automatização de esteiras, os sensores são dispositivos que transformam variáveis físicas, como posição e velocidade em variáveis convenientes e se mostram essenciais no processo de transporte de materiais ou produtos, além de assegurar a segurança do equipamento e do operador. Podem ser classificados em: ótico (de barreira direta, retro reflexivo ou difuso); capacitivo; indutivo ou de cor (infravermelho). O protótipo de esteira transportadora mostrou-se eficiente para o objetivo proposto nesse estudo. Em suma, a escolha do sensor para automatização de esteiras transportadoras deve levar em consideração sua aplicação e a necessidade da indústria.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8096
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.