Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8018
Título: Efeito de diferentes dosagens de Rizotec sobre o controle de M. paranaensis no cafeeiro em vasos
Autor(es): ANSELMO, Leandro Augustinho
Orientador(es): OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cafeicultura;Controle de pragas;Nematoides parasitos de plantas
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: ANSELMO, Leandro Augustinho. Efeito de diferentes dosagens de Rizotec sobre o controle de M. paranaensis no cafeeiro em vasos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: O controle biológico de nematoides é uma realidade na agricultura brasileira com vários produtos sendo desenvolvidos e lançados por empresas do setor. Como exemplo, foi desenvolvido um nematicida biológico a partir de Pochonia chlamydosporia, fungo conhecido como parasita de nematoides. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes dosagens deste nematicida biológico no controle de Meloidogyne paranaensis em cafeeiros inoculados artificialmente. Para isto, mudas de cafeeiro, cv. Catuaí Vermelho, foram cultivadas em vasos e inoculadas com 3.000 ovos+juvenis de M. paranaenses. Após estes receberam os tratamentos do nematicida biológico nas dosagens de: 0 (testemunha), 62,5, 125, 250, 500 e 1000 mg/pl, também foi realizado um tratamento de comparação com a aplicação de cadusafós na dosagem de 3,75 ml/pl do produto comercial, aplicados através da pulverização de calda com um volume 100 ml por vaso. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em um delineamento inteiramente casualizado, com 6 repetições. Após 60 e 120 dias do tratamento nematicida, os vasos foram abertos e avaliados quanto ao controle dos nematoides e dados biométricos das plantas. Os resultados indicaram que: os tratamentos com o nematicida biológico promoveram a redução dos nematoides nas raízes das plantas na avaliação de 60 dias após a aplicação; esta redução significativa ocorreu a partir de 62,5 mg/pl; em alguns parâmetros avaliados sobre os nematoides a redução observada foi linear entre as dosagens e em outros se estabilizou na dosagem de 500 mg/pl; o nematicida biológico promoveu o maior crescimento das plantas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_leandroaugustinho_efeitodediferentesdosagensderizotec.pdf
  Restricted Access
807.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.