Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8015
Título: Eficiência de diferentes ingredientes ativos no controle Spodoptera frugiperda na cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.)
Autor(es): RONDINI, Maria Caroline de Pádua
SANTOS, Tainá Silva dos
Orientador(es): GUIMARÃES, Alexandre de Moura
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Algodão;Controle de pragas
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: RONDINI, Maria Caroline de Pádua; SANTOS, Tainá Silva. Eficiência de diferentes ingredientes ativos no controle Spodoptera frugiperda na cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.), 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) tem grande importância no agronegócio brasileiro, sendo o país um dos maiores produtores e exportadores mundiais dessa commodity. Porém a cultura do algodão apresenta uma grande quantidade de pragas que atacam suas plantas. A Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) é uma dessas pragas que atacam o algodoeiro, de hábito polífago, apesar da preferência por gramíneas, ela ataca a cultura do algodão em todos os seus estádios. Um dos métodos de manejo mais utilizados para controle de pragas na cotonicultura é o controle químico, que muitas vezes representa uma alta porcentagem dos gastos envolvidos na cultura. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes ingredientes ativos no controle da praga nas plantas de algodão em intervalos de 3, 5 e 10 dias após as aplicações em campo. Foram testados ingredientes ativos já utilizados para controle de Spodoptera frugiperda na cultura do algodão e recomendados para outras pragas, assim obtendo um parecer do potencial dos produtos em outro tipo de alvo biológico. Os ingredientes ativos Benzoato de Emamectina (50 g Kg-1 p.c.) e Tiodicarbe (800 g Kg-1 p.c.) apresentaram maior potencial no controle de S. frugiperda no algodoeiro durante todas as avaliações realizadas no ensaio experimental, sendo esses ingredientes ativos indicados para o controle da praga.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8015
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_mariacaroline_eficienciadediferentesingredientesativosnocontrole.pdf
  Restricted Access
301 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.