Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8013
Título: Atualização da norma regulamentadora NR12 estudo de caso comparativo entre pulverizadores autopropelidos
Autor(es): FERREIRA, Anne Caroline da Silva Pinheiro
RIBEIRO, Rafael Henrique Lima
Orientador(es): SIRIANI, Allan Lincoln Rodrigues
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Pulverizadores;Segurança do trabalho;Máquinas agrícolas
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Anne Caroline da Silva Pinheiro; RIBEIRO, Rafael Henrique Lima. Atualização da norma regulamentadora NR12: estudo de caso comparativo entre pulverizadores autopropelidos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: A norma regulamentadora NR-12, visa construir através de normas pré-estabelecidas medidas de proteção para o trabalhador. Em sua recente atualização tornou as máquinas mais segura ao trabalho, levando em consideração o avanço tecnológico presente na mesma. A NR-12 busca o cumprimento de adequações em máquinas fabricadas após sua atualização, neste presente estudo elaborou-se uma metodologia para avaliar os requisitos na norma regulamentadora que abrangem o uso de máquinas agrícolas através de uma análise comparativa de dois pulverizadores autopropelidos do mesmo fabricante sendo um fabricado antes e outro após a atualização da norma regulamentadora. O objetivo foi verificar o atendimento da máquina quanto aos requisitos dispostos. A avaliação foi realizada em outubro de 2018 no pátio de máquinas da Fatec Shunji Nishimura localizada na cidade de Pompéia no estado de São Paulo, com um auxílio de um Check-List do qual foi construido com os tópicos da NR-12 que abrangem máquinas agrícolas. Foram avaliados um total de 25 itens, obtendo um indicativo de 76% para “Conforme”, 10% para “Não-Conforme”, 10% para “Atende-Parcialmente” e 4% para “Não-Aplica”.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8013
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_annecaroline_atualizacaodanormaregulamentadoranr12.pdf
  Restricted Access
1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.