Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7931
Título: Qualidade de uma distribuição a lanço de um produto sólido de baixa dosagem
Autor(es): RAMALHO, João Luiz de Souza
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Estatística descritiva;Tecnologia de fertilizantes
Data do documento: Dez-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: RAMALHO, João Luiz de Souza. Qualidade de uma distribuição a lanço de um produto sólido de baixa dosagem, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: Com o crescimento do investimento em tecnologia na agricultura por meio dos usuários, a necessidade de colher resultados antes da aquisição do maquinário está em alta, devido à pressão do cliente final nas empresas de agricultura em geral. E por meio de validações das empresas se cria informações precisas e verdadeiras para os futuros clientes, trazendo credibilidade e confiança do mercado em sua marca. Neste estudo o objetivo foi analisar o perfil de distribuição em relação ao perfil depositado pela máquina na velocidade de 15 km.hˉ¹, por meio de ferramentas criadas para calibração de implementos de distribuição a lanço. Sendo esses dados então catalogados e mensurados através de balança de precisão digital, software Excel e estatística descritiva dos dados. Tendo como objetivo neste trabalho analisar a qualidade de distribuição transversa e longitudinal, utilizando bandejas no sentido longitudinal e transversal da trajetória da máquina, realizou-se 2 repetições com seis passadas em cada repetição, a máquina estava calibrada para distribuição de 40 kg.haˉ ¹, foi desenvolvida uma velocidade de 15 km.hˉ ¹, o fator que apresentou representação significativa na qualidade da aplicação foi a característica física do produto, através de teste granulométrico e dureza o produto apresentou se de dureza baixa, contribuindo para o crescimento linear com sentido das extremidades ao centro de ambos os lados da faixa de aplicação. Utilizou-se de uma área experimental no campus da FATEC Pompéia-SP, onde avaliou-se a distribuição da máquina automotriz. Conclui-se que a máquina disponibiliza uma boa calibração, mas não garante uma boa aplicação devido a inúmeras variáveis, a quebra do produto acentuou problemas de dosagem, aumentando o CV no centro, e diminuindo a dose da aplicação.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7931
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_joaoluiz_qualidadedeumadistribuicaoalanco.pdf
  Restricted Access
816.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.