Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7915
Título: Agricultura urbana: boas práticas a serem estudadas para o município de Jundiaí-SP
Autor(es): LOPES, Livia Raiane Parma
Orientador(es): FORTALEZA, Paulo Roberto Nunes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Agricultura urbana;Gestão ambiental
Data do documento: 2014
Editor: 114
Referência Bibliográfica: LOPES, Livia Raiane Parma. Agricultura urbana: boas práticas a serem estudadas para o município de Jundiaí-SP . 2014.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2014.
Resumo: Considerando que a agricultura urbana (AU) é uma atividade que sempre existiu na sociedade e que após o reconhecimento de seu potencial para dar respostas aos atuais problemas urbanos de ordem social e ambiental, sua prática passou a ser difundida inclusive no Brasil. O presente trabalho objetiva, através do levantamento de características como: urbanização, plano diretor, zoneamento, agricultura e projetos implementados e/ou em curso, analisar a relação do município de Jundiaí/SP com a AU, de modo a fomentar a sua prática como atividade de geração de trabalho e renda, promoção da segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda residente nos 32 núcleos de submoradias existentes na cidade. Sendo assim, é constado que, apesar de não reconhecida legalmente pelo zoneamento ambiental, a agricultura urbana existe em Jundiaí devido ao processo de urbanização difusa, através da existência de 250 propriedades localizadas em área urbana que praticam atividade agrícola e através do projeto Horta Escolar. Além disso, a atividade é citada no Plano Diretor Estratégico do município. Desta forma, são apresentadas considerações a respeito dessa relação, bem como propostas de boas práticas que podem ser implementadas como a promoção de encontros e eventos sobre o tema visando aumentar o reconhecimento e compreensão da atividade no município, a elaboração de um programa de AU municipal, a realização de parcerias entre diferentes esferas da sociedade para que estas possam atuar na elaboração e execução do programa, a identificação e mapeamento, dentre os núcleos de submoradias existentes, das áreas possíveis para a implantação do programa, o cadastro de famílias em situação de baixa renda e insegurança alimentar para que estas sejam preferencialmente inclusas no programa, a capacitação de líderes comunitários para que a experiência de AU seja executada de maneira participativa, a implantação de um núcleo de AU no município, entre outras
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7915
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.