Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7909
Título: Correlação entre as concentrações de ozônio e internações por asma em idosos na cidade de Jundiaí- SP
Autor(es): LIMA, Leticia Rodrigues Souza
FIORATO, Mariana Aparecida Rodrigues de Sá
DOMINGOS, Rebeca Natália
Orientador(es): PEREIRA, Fernanda Alves Cangerana
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ozônio;Qualidade do ar;Asma
Data do documento: 2014
Editor: 114
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Leticia; FIORATO, Mariana; DOMINGOS Rebeca. Correlação entre as concentrações de ozônio e internações por asma em idosos na cidade de Jundiaí- SP. 2014.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2014.
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar a possível associação entre as concentrações de Ozônio troposférico e internações por asma em idosos no município de Jundiaí (SP). O período de análise foi de Junho de 2013 a Maio de 2014. Para o estudo foi realizado o levantamento da média mensal das concentrações do ozônio (O3) obtidos junto à rede de monitoramento Qualidade do Ar da CETESB – QUALAR e a base de dados do sistema do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) com números das internações mensais em que idosos (idade acima de 60 anos) foram internados com caso de asma em hospitais da cidade de Jundiaí. Todos os dados foram filtrados de acordo com o período proposto e, o estudo consiste em pesquisa quantitativa, baseado em conhecimento estatístico para o desenvolvimento de análise dos dados. O método utilizado para a correlação foi o coeficiente de correlação de Pearson, para determinar se há, ou não a correlação. Efetuado o cálculo estatístico, vimos que não se pode afirmar que os casos de asma estão ligados aos níveis de concentrações de Ozônio, visto que o valor da correlação entre eles é muito baixo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7909
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.