Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7891
Title: A arte como instrumento de educação ambiental
Authors: CHURCHILL, João Adolfo Porto
Advisor: RINK, Juliana
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Artes
Issue Date: 2013
Publisher: 114
Citation: CHURCHILL, João Adolfo Porto. A arte como instrumento de educação ambiental. 2013.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2013
Abstract: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa à respeito da adaptação da obra “Máscaras Sensoriais” (1967) da artista Lygia Clark, sendo utilizada como instrumento de sensibilização do indivíduo a partir uma atividade prática de Educação Ambiental reflexiva, crítica. Através de metodologia de pesquisa ação-participante, esse trabalho relata a organização, planejamento e aplicação da atividade, bem como irá mostrar os resultados obtidos com a mesma. O trabalho traz um breve panorama teórico sobre acontecimentos históricos e conceitos de Educação Ambiental (EA), além de mostrar ao leitor metodologias inovadoras que vinculam os referenciais de arte com a EA através de um diálogo interdisciplinar.
The present report is a qualitative research about the adaptation of Lygia Clark’s work “Sensorial Hoods” (1967), being used as an instrument of individual awareness from a critical and reflexive Environmental Education practical activity. Through an action-participant research method, this report shows the organisation, planing and application of the pratical activity, and also shows the results achieved with it. The report brings a historical overview and concepts of Environmental Education, in addition to showing readers innovative methods that link art references and Environmental Education through an interdisciplinary dialogue.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7891
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.