Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7888
Título: | Educação ambiental e escotismo: uma experiência com jovens de um grupo escoteiro de Jundiaí - SP |
Autor(es): | SILVA, Ana Paula da MASCARENHAS, Thiago Lopes |
Orientador(es): | RINK, Juliana |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Escotismo |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Ana Paula e MASCARENHAS, Thiago Lopes. Educação ambiental e escotismo: uma experiência com jovens de um grupo escoteiro de Jundiaí - SP. 2013.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2013 |
Resumo: | Este trabalho de Educação Ambiental não formal foi realizado juntamente com o grupo de escoteiros Curuqui-142 e envolveu participantes de 11 a 14 anos, tendo como objetivo propor e executar atividades de EA com intuito de avalia-las e proporcionar o conhecimento e a conscientização dos jovens escoteiros acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações. Este estudo foi desenvolvido conforme a metodologia pesquisa-ação participativa, e as atividades desenvolvidas foram elaboradas conforme os objetivos da Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA). Aplicou-se um questionário no termino de seis atividades realizadas com o intuito de fazer uma mensuração qualitativa das atividades desenvolvidas juntamente com os escoteiros. A partir disso concluí-se que não é total o desconhecimento dos temas, porém, propõe-se aprofundar o assunto em outro momento, visto que, não é possível em uma única atividade proporcionar grandes mudanças, porém o trabalho desenvolvido tem a proposta de atividades que gerar o desenvolvimento de consciência ambiental progressiva, aprendizado de novos assuntos e a mudanças no comportamento dos jovens participantes a fim de que as experiências e ensinamentos vão além das atividades, mas que sejam vivenciados todos os dias, dentro e fora do Movimento Escoteiro. This work of non-formal environmental education was held in conjunction with the scout group Curuqui -142 involved participants from 11 to 14 years, aiming to propose and carry out EA activities aiming to evaluate them and provide knowledge and awareness of young scouts about issues involving the environment and citizenship including its importance and care for future generations . This study was developed as a participatory action research methodology, and the activities were prepared according to the objectives of the Insignia World Environment (IMMA) . We applied a questionnaire finish in six activities in order to make a qualitative measurement of the activities with the Scouts. From this it is concluded that there is complete ignorance of the issues , however, proposes to deepen the subject at another time , since it is not possible for a single activity provide major changes , but the work is the proposed activities that generate the progressive development of environmental awareness , learning new subjects and changes in the behavior of young participants so that the experiences and teachings go beyond the activities, but they are experienced every day, inside and outside of the Scout Movement |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7888 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemgestãoambiental_2013_1_ ana paula da silva_educação ambiental e escotismo uma experiência com jovens de um grupo escoteiro de jundiaí.pdf Restricted Access | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.