Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7872
Title: Escorpionismo: é brincando que se aprende
Other Titles: Scorpionism: it's playing that you learn
Authors: ANJOS, Bruna de Oliveira
PEREIRA, Isabella Cardozo
MARANGONI, Jester Angelo
OLIVEIRA, Welington Aparecido de
Advisor: BEGNOSSI, Juliana Yuri Ueji
type of document: Monografia
Keywords: Educação em saúde
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: 136
Citation: ANJOS, Bruna de Oliveira; PEREIRA, Isabella Cardozo ; MARANGONI, Jester Angelo; OLIVEIRA, Welington Aparecido de. Escorpionismo: é brincando que se aprende, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2019.
Abstract: Introdução: Escorpionismo ou acidente escorpiônico é uma lesão causada pela picada do escorpião através do aparelho inoculador chamado de ferrão ou télson. O escorpionismo tem crescido no Brasil e acredita-se que as principais causas é a destruição de seu habitat natural, devido ao crescimento repentino das cidades e por consequência a ocupação das áreas naturais. Considerando o risco que os escorpiões têm se tornado atualmente, e a necessidade de meios que intervenham nesse problema, constatamos que o acesso a informação, o conhecimento e o aprendizado precoce sobre a espécie, pode ser de fundamental importância no combate ao acidente escorpiônico. Verificamos a infância como a fase de grande importância para absorção de informações e transformações das mesmas em ações de melhora na sociedade. É no decorrer da infância que o relacionamento da criança, como ser pensante e ativo se faz com o ambiente, levando assim a uma troca, onde o ambiente, oferta inúmeras possibilidades de aprender e a criança a absorve e utiliza em sua formação. E nessa etapa também que se faz importante a presença do lúdico, o brincar estimula a criança ao pensar e assim através do brincando se dá o aprendizado. Objetivo: Sensibilizar estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal sobre o escorpionismo e modos de prevenção através de um jogo. Metodologia/Desenvolvimento: Primeiramente foram realizadas pesquisas sobre os pontos chaves do projeto para que, então, fosse confeccionado o jogo. Após sua confecção, foi aplicada a atividade prática com esse material em três turmas do terceiro ano, sendo trabalhada uma sala por vez. A sala foi dividida em duas equipes sendo explicada as regras do jogo pelos pesquisadores. As crianças tiveram acesso a um texto informativo sobre o tema escorpionismo e, após leitura do texto, foi iniciada a atividade através do jogo da memória / perguntas e respostas. O jogo foi disposto sobre o chão, com 10 (dez) pares de cartas viradas para baixo, com imagens relacionadas ao texto, onde cada par de carta conterá uma imagem e uma numeração, relacionada a uma pergunta. Cada jogador virou duas cartas em busca de acertar os pares e, ao acertar, teve direito a responder uma pergunta bônus (relacionada com o texto), sendo contabilizado 1 (um) ponto para cada par formado e ao acertar a questão bônus mais 1 (um) ponto. Resultado: Durante o jogo, foi possível observar que todas as crianças que responderam à pergunta bônus, acertaram a resposta. A interação dos alunos, participação, o domínio do assunto abordado quando questionados após a atividade, mostraram que a transmissão de informação através do lúdico ocorreu como planejado. Conclusão: Conclui – se que a abordagem do tema utilizando uma atividade lúdica, ocorreu de forma eficaz. O feedback positivo passado pelas crianças que participaram da atividade, que ao serem questionadas, demonstraram ter absorvido as informações transmitidas através da atividade aplicada, evidenciaram que foi alcançado o objetivo proposto de sensibilizar através do lúdico
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7872
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Escorpianismo, é brincando que se aprende.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.