Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7864
Título: Riscos ergonómicos das auxiliares de limpeza terceirizada
Título(s) alternativo(s): Ergonomic risks of outsourced cleaning aids
Autor(es): ARAUJO, Fernanda Oliveira de
JESUS, Gleycilene Santos da Costa de
SOUSA, Karine Luana Bezerra de
ALVES, Luana Lopes dos Santos
Orientador(es): SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Organização do trabalho;Ergonomia no trabalho;Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
Data do documento: Jun-2017
Editor: 199
Referência Bibliográfica: ARAUJO, Fernanda Oliveira de. JESUS, Gleycilene Santos da Costa de. SOUSA, Karine Luana Bezerra de. ALVES, Luana Lopes dos Santos. Riscos ergonómicos das auxiliares de limpeza terceirizada, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2017
Resumo: Este trabalho trata se de um estudo ergonómico realizado com equipe de limpeza. O trabalhador do setor de limpeza está exposto a vários riscos no seu ambiente laboral, dentre eles o risco ergonômico é um dos que apresentam maior significância quanto à saúde dos mesmos, para tal este trabalho tem por objetivo avaliar e sugerir medidas, que minimizem as principais causas de fadiga e cansaço, Ler e DOR T. Por partes dos trabalhadores do setor de limpeza de uma instituição pública de ensino situado no município de são Paulo. Os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores de limpeza terceirizada são enormes, pondo em risco a saúde destes. Entre as principais causas destacam - se a realização de movimentos repetitivos, a não utilização de EPIS. (Equipamento de Proteção individual) Dentre os riscos que os agentes de limpeza estão expostos destacamos os riscos Ergonômico juntamente com a opinião dos funcionários e pelas características particulares do centro Objeto de estudo, constrói-se um questionário com questões abertas e fechadas, buscando conhecer as opiniões dos funcionários sobre os diferentes aspectos referentes ao seu trabalho. Além disso a pesquisa contemplou a análise ergonómica que identificou a varrição como a tarefa de maior penosidade das realizadas. O estudo permitiu ainda evidenciar que as práticas realizadas devem ser revistas e reavaliadas. Tanto do ponto de vista fisiológico de carga de trabalho, como também do organizacional propriamente dito.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7864
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seg_2017_1_fernandaoliveira_riscosergonomicos.pdf
  Restricted Access
852.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.