Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7853
Título: Domótica aplicada a melhoria da qualidade de vida de cadeirantes com mobilidade moderada
Autor(es): UTIDA, Nilson Toshio
Orientador(es): JANDL JUNIOR, Peter
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Cadeira de rodas
Data do documento: 2016
Editor: 114
Referência Bibliográfica: UTIDA, Nilson Toshio. Domótica aplicada a melhoria da qualidade de vida de cadeirantes com mobilidade moderada. 2016.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da tecnologia da informação)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016.
Resumo: Com a atenção voltada para soluções de domótica e suas vertentes direcionadas ao deficiente físico paraplégico cadeirante, sendo uma parcela razoável mesmo dentre a totalidade de pessoas com deficiência da população brasileira, viu-se que as alternativas de acessibilidade, entre estrutura física e recursos diversos das residências são minimamente atendidas, onde dificuldades com dimensões inadequadas dos cômodos, espaço livre para circulação, ambientes interligados e degraus entre ambientes estão como principais fatores de insatisfação. Fatos dessa natureza podem ser observados ao longo do trabalho. Propõe-se adaptações relacionadas aos requisitos mínimos da estrutura física dos ambientes, com o objetivo de auxilia-los nas atividades diárias, afim de proporcionar acessibilidade e adaptações de mobiliário para a utilização correta deles. As soluções de domótica, da comunhão, da adaptação, e da estrutura física, em adição à automação residencial, entra como fator facilitador ao cadeirante. Proporciona-se então possíveis soluções levantadas de trabalhos relacionados a domótica e automação residencial para a qualidade de vida e sua maior autonomia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7853
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.