Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7829
Título: Avaliação operacional do processo de plantio de cana-de-açúcar
Autor(es): TORNICH, Jean Carlos Muller
LUIZETTI JUNIOR, Marcos Cesar de Jesus
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Plantio
Data do documento: Jul-2019
Editor: 259
Referência Bibliográfica: TORNICH, Jean Carlos Muller; LUIZETTI JUNIOR, Marcos Cesar de Jesus. Avaliação operacional do processo de plantio de cana-de-açúcar, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 20219.
Resumo: O processo de plantio de cana-de-açúcar é a prática que mais envolve conhecimento solo-planta-atmosfera e a interação desses fatores pode ditar o sucesso ou fracasso da atividade. A importância de um bom plantio está ligado com o desempenho e a qualidade das operações executadas durante esta etapa, os quais podem representar aproximadamente 14,5% dos custos de produção. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar, por meio de um estudo caso, a análise da eficiência, capacidade e custo operacional do processo de plantio de cana-de-açúcar. Para tal, foram coletados em uma usina de cana-de-açúcar, os tempos e movimentos de cinco conjuntos trator-plantadora de cana-de-açúcar que apresentam as mesmas características técnicas e condições de trabalho. Foram analisados eficiência diária e média do período, e a verificação dos tipos de tempos improdutivos que predominam no período. Com os dados foi realizada uma correlação entre a eficiência e a capacidade de campo operacional e a eficiência em relação ao custo operacional. Para as condições do estudo, verificou-se que a eficiência operacional do plantio de cana-de-açúcar no período analisado é de 23,26% e que o principal tempo improdutivo foi por condições climáticas (chuva). Existe uma correlação negativa e regressão significativa entre a eficiência e o custo operacional. Quando a eficiência é acrescida em 10 pontos percentuais, o custo é reduzido em 29,5%. Isto pode ser realizado tentando reduzir os maiores tempos improdutivos não climáticos, como manutenção, falta de mudas e deslocamento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7829
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2019_1_jeancarlos_avaliacaooperacionaldosprocessosdeplantio.pdf
  Restricted Access
928.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.