Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7814
Título: A importância do treinamento de pessoal para a sobrevivência da organização
Título(s) alternativo(s): The importance of staff training for the survival of the organization
Autor(es): TROMBINI, Alexa Thainá
MARTINS, Aline Emanuele Silva de Lima
OLIVEIRA, Ana Laura Bonfim de
CORREIA, Gabriela Pereira
NEVES, Karla Leticia
SILVA, Lais Fernanda da
SANTOS, Thais Fernanda dos
Orientador(es): HATANO, Nicoli Carolini de Lázari
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Treinamento de pessoal
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: 136
Referência Bibliográfica: TRAMBINI, Alexa Thainá; MARTINS, Aline Emanuele Silva de Lima; OLIVEIRA, Ana Laura Bonfim de; CORREIA, Gabriela Pereira; NEVES, Karla Leticia; SILVA, Lais Fernanda da; SANTOS, Thais Fernanda dos. A importância do treinamento de pessoal para a sobrevivência da organização, 2018.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2018.
Resumo: Introdução: Atualmente, com a grande concorrência, é essencial que as empresas busquem uma melhor posição no mercado. O treinamento permite potencializar habilidades, agregar valor ao colaborador e à organização e, consequentemente, aumentar o faturamento, pois os colaboradores sentem-se mais motivados a desempenhar suas funções por meio do aprendizado adquirido em treinamentos. Objetivo: O trabalho tem como objetivo analisar de que forma o treinamento de pessoal pode contribuir para a sobrevivência da organização. Especificamente busca-se indicar métodos eficazes para que o treinamento possa ser aplicado de forma correta; identificar problemas da organização em relação ao treinamento e; apresentar fatores que justifiquem o investimento em treinamento. Metodologia: A metodologia foi baseada em estudo de casos múltiplos. Foram aplicados formulários nos responsáveis da área de gestão de quatro empresas de diferentes segmentos. Elaborou-se um relatório com as respostas de cada caso para posterior tabulação e análise. Resultados: A empresa A trata-se de um órgão público, com treinamentos aplicados a partir de planos governamentais. Não fornece planos de carreira para seus servidores. Muitas vezes, não há registros de ascensão e motivação dos mesmos. Na empresa B a aplicação de treinamentos é recente. Entretanto, já há registros de melhorias em relação ao desenvolvimento das habilidades requeridas pelo cargo e diminuição de rotatividade. A empresa C propõe treinamentos regulares para sua equipe. É registrada uma melhora na motivação e na qualidade dos serviços. Existem indicadores de desempenho que dão subsídios para o próximo treinamento. Na empresa D os programas de treinamentos são aplicados em períodos previamente estabelecidos, e os planos de melhorias são traçados diariamente. São resultados dessas práticas a diminuição de rotatividade, a melhora do clima organizacional, capacitação e promoções. Considerações finais: Há benefícios gerados pelos programas de treinamento, porém, há limitações advindas do tempo de aplicação dos treinamentos e ramo de atuação de cada empresa. Foi identificada a importância do LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento). O treinamento contribui para a diminuição de rotatividade, aumento de habilidades, ajuda a identificar perfis, potencializa produtividade, garante fidelidade de clientes externos e é fator motivacional. O feedback deve ser implementado nas organizações. Embora estas reconheçam sua importância, muitas vezes, não o aplicam. É essencial que o colaborador saiba desenvolver o que foi aprendido e que tenha o retorno sobre o trabalho desenvolvido, para que possa manter condutas ou buscar melhorias.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7814
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do treinamento de pessoal para a sobrevivência da organização.pdf339.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.