Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7792
Title: Avaliação homogeneidade da faixa de aplicação de um distribuidor centrífugo de dosador gravitacional com um produto pastilhado de baixa dosagem
Authors: PIMENTEL, Adriane Zanatta
AZEVEDO, João Flavio Rodrigues
MALAGUTTI, Lucas
Advisor: TANAKA, Edson Massao
type of document: Artigo científico
Keywords: Tecnologia de fertilizantes;Micronutrientes
Issue Date: Jul-2019
Publisher: 259
Citation: PIMENTEL, Adriane Zanatta; AZEVEDO, João Flávio Rodrigues; MALAGUTTI, Lucas. Avaliação homogeneidade da faixa de aplicação de um distribuidor centrífugo de dosador gravitacional com um produto pastilhado de baixa dosagem, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 20219.
Abstract: A qualidade da aplicação a lanço de produtos granulados tem dependência principalmente da característica física do produto, segundo Molin et al. (2009). Sendo assim, este trabalho teve o objetivo de analisar a aplicação a lanço de um produto pastilhado oferecido no mercado de fertilizantes brasileiros,com a proposta de aplicação em baixas dosagens por um distribuidor centrífugo e dosador gravitacional. Este espalha o fertilizante na faixa estabelecida, submetendo o insumo a um alto esforço mecânico quando entra em contato com as pás do distribuidor, em que a dureza, a massa e a uniformidade do grânulo estão diretamente ligados ao quão longe o material será arremessado na faixa, avaliando, assim, o impacto que isso pode causar na dosagem em kg.ha-1. Para isso, o experimento se baseou na norma ISO 5690/1 (ISO, 1982),nas velocidades de 15 Km.h-1 e 20 Km.h-1, tendo uma dosagem de 40 Kg.ha-1 com 6 repetições em ambas as velocidades e utilizando 140 bandejas, as quais foram distribuídas para conferência da faixa de distribuição. Após a coleta do fertilizante, foram levados ao laboratório para pesagem e separação do material quebrado contido em cada bandeja e, por meio de uma planilha eletrônica, teve-se a avaliação da porcentagem de quebra do material e o quanto influenciou no volume de aplicação ao longo da faixa, tendo um ótimo desempenho, pois, a aplicação em ambas velocidades estudadas apresentou boa qualidade de aplicação, com bom coeficiente de variação e uma ótima simetria. Concluindo, dessa forma, este tem um excelente perfil de distribuição.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7792
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2019_1_adrianezanatta_avaliacaohomogeneidadedafaixa.pdf
  Restricted Access
1.92 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.