Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7753
Título: Validação da análise de matéria orgânica por espectroscopia de infravermelho próximo
Autor(es): MORAIS, Carina Yumi Hidaka
Orientador(es): FISCHER, Hannes
ZAMARIOLLI, Luis Eduardo Rissato
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Solo agrícola;Manejo do solo
Data do documento: Jul-2019
Editor: 259
Referência Bibliográfica: MORAIS, Carina Yumi Hidaka. Validação da análise de matéria orgânica por espectroscopia de infravermelho próximo, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2019.
Resumo: A análise da matéria orgânica do solo pelo método Walkley-Black faz uso de reagentes químicos agressivos ao meio ambiente causando a deterioração e a degradação do solo onde, antes de ser descartada deve receber pré-tratamentos para a neutralização do mesmo levando tempo e trabalho que podem ser otimizados por métodos mais eficientes sem a destruição da amostra de matéria orgânica como o equipamento portátil de espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) onde, a medição com sensor multiespectral permite capturar assinaturas de matéria orgânica através de ondas eletromagnéticas. O objetivo do trabalho foi correlacionar os dados de teores de matéria orgânica analisados pelo método Walkley-Black, com os espectros obtidos por meio da Espectroscopia por Infravermelho Próximo (NIR) para validar a leitura espectral. Utilizou-se a técnica quimiométrica para correlacionar os espectros de emissão de luz com a quantidade de matéria orgânica do solo. O resultado define que as técnicas espectroscópicas para a matéria orgânica do solo tem um erro de leitura da ordem de 5g.kg-1, o que representa um erro pequeno para correta classificação do solo, onde as classes baixas para médias e altas têm entre 15-20g.kg-1 de diferença entre si. Assim esta técnica apresenta um grande potencial destas tecnologias para a agricultura.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7753
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2019_1_carinayumi_validacaodaanalisedemateria.pdf
  Restricted Access
447.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.