Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7739
Title: Estratégias de pesquisa de campo e ferramentas digitais com foco nas boas práticas de manipulação para feirantes do projeto “Boa Feira” na cidade de Marília
Other Titles: Field research strategies and digital tools focusing on good handling practices for market stallholders of the “Boa Feira” project in the city of Marília
Authors: OZAWA, Bruno Oda
LIMA, Gabriela Lavínia Machado de Oliveira
MIGUELI, Giovanna Michele Vaz
Advisor: SHIGEMATSU, Elke
Other contributor: SHIGEMATSU, Elke
PARDO, Renata Bonini
PEREIRA, Marcello Travaglini Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Manipulação de alimentos;Feiras-livres
Issue Date: 22-Nov-2021
Publisher: 130
Citation: OZAWA, Bruno Oda; LIMA, Gabriela Lavínia Machado de Oliveira; MIGUELI, Giovanna Michele Vaz. Estratégias de pesquisa de campo e ferramentas digitais com foco nas boas práticas de manipulação para feirantes do projeto “Boa Feira” na cidade de Marília. Orientadora: Elke Shigematsu. 2021. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Alimentos) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2021.
Abstract: As feiras livres estão presentes na cultura brasileira desde a época colonial e apresentam grande importância no crescimento demográfico e diversificação da economia, algumas características fazem das feiras livres um ambiente de comercialização que atrai muitos consumidores até os dias atuais. O presente trabalho apresenta um levantamento de atividades trazidas aos participantes do projeto "Boa Feira" pelos alunos com auxílio dos docentes responsáveis pelo projeto, tendo a princípio o intuito de relembrar e apoiar as Boas Práticas de Manipulação, higiene pessoal e medidas a serem tomadas por conta da Covid-19 para a comercialização de produtos ofertados na feira livre de Marília - SP. O levantamento trouxe como ponto de atenção a forma como os feirantes nem sempre cumpriam com o que era ensinado com aulas teóricas e práticas no projeto, identificando problemas higiênico-sanitários e organização nas barracas das feiras livres. Tais condições podem colocar em risco a saúde do consumidor, trazendo chances de contaminação e proliferação de doenças. ABSTRACT: Free markets are present in Brazilian culture since colonial times and have great importance in demographic growth and diversification of the economy, some characteristics make open markets an environment of commercialization that attracts many consumers to the present day. The present work presents a survey of activities brought to the participants of the "Boa Feira" project by the students with the help of the teachers responsible for the project, with the principle of remembering and supporting the Good Handling Practices, personal hygiene and measures to be taken by Covid-19 account for the marketing of products offered at the free fair in Marília - SP. The survey brought as a point of attention the way in which the vendors did not always comply with what was taught with theoretical and practical classes in the project, identifying hygienic-sanitary problems and organization in the stalls of the free fairs. Such conditions can put the health of the consumer at risk, bringing chances of contamination and proliferation of diseases.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7739
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.