Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7668
Título: Intolerância a lactose: Desenvolvimento de um queijo a base de leite sem lactose
Título(s) alternativo(s): Intolerance Lactose: Development of a lactose-free milk cheese
Autor(es): MOREIRA, Davi Oliveira
PEREIRA, Denise Almeida Neves
ADÃO, Elisamar Oliveira
MOURA, Eufrásia Barbosa Dos Santos De
SANTOS, Kaio Henrique
BALTAR, Marivalda Marques Damasceno
Orientador(es): COSTA, Tatiane Sanches
FERREIRA, Patrícia de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Intolerância à lactose;Queijo
Data do documento: Dez-2017
Editor: 199
Referência Bibliográfica: MOREIRA, Davi Oliveira. PEREIRA, Denise Almeida Neves. ADÃO, Elisamar Oliveira. MOURA, Eufrásia Barbosa Dos Santos De. SANTOS, Kaio Henrique. BALTAR, Marivalda Marques Damasceno. Intolerância a lactose: Desenvolvimento de um queijo a base de leite sem lactose , 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2017
Resumo: A intolerância á lactose é uma doença que atinge mais de 58 milhões de brasileiros, e ela é associada à baixa ou a nenhuma produção da enzima lactase, que é responsável pela quebra da lactose, portanto indivíduos que apresentam ausência desta enzima, ao consumir produtos que contenham lactose, apresentam desconfortos abdominais, flatulências, diarreia entre outros sintomas. Como forma de tratamento deve-se evitar o consumo de produtos ricos em lactose Ou ingerir a enzima lactase com produtos lácteos. Pensando nesses indivíduos, foi desenvolvido um produto semelhante ao queijo tradicional, tendo como ingrediente principal o leite sem lactose, apresentando assim uma nova opção de alimento para esses indivíduos, e principalmente não trazendo nenhum risco aos mesmos. Após o desenvolvimento do produto, os testes experimentais do queijo se mostraram versátil, pois apresentaram uma taxa de 87,5 % de aceitabilidade do público geral, onde os mesmo utilizariam o produto posteriormente em suas residências. Com isso concluímos que o nosso produto possa ser uma alternativa como uma nova opção de compra no mercado, pois auxiliaria na aquisição de produto sem lactose pelo publico especifico.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7668
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2017_2_davioliveira_intoleranciaalactose.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.