Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7658
Título: Mortalidade empresarial: análise de três casos de encerramento
Autor(es): CORTES, Rosana da Silva
Orientador(es): MUTERLE, Maria do Carmo Cataldi
Outro(s) contribuidor(es): MUTERLE, Maria do Carmo Cataldi
REIS, Soraya Mira
MARCONDES, José Renato
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empresas privadas
Data do documento: 21-Dez-2015
Editor: 189
Referência Bibliográfica: CORTES, Rosana da Silva. Mortalidade empresarial: análise de três casos de encerramento. Orientador: Maria do Carmo Muterle. 2015. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar aos empreendedores os caminhos que levam à mortalidade empresarial, os principais erros que impedem o crescimento da pequena empresa, a falta de informação e de objetivos ao empreender, com a análise de três casos de encerramento na cidade de Caraguatatuba. O maior desafio é prever o declínio financeiro e o encerramento das atividades feito por empreendedores sem qualquer suporte administrativo ou planejamento prévio no ramo de atuação, que desconhecem as despesas cobradas, o capital financeiro, a carga tributária excessiva, o fluxo de caixa negativo com resultados de despesas que será complicado honrar devido aos juros por atraso no pagamento. A pesquisa bibliográfica e a análise feita com os comerciantes da cidade de Caraguatatuba verificou-se o encerrar de suas atividades pela falta de planejamento estratégico, profissionais não qualificados, concorrência, falta de capital de giro, crise econômica, sazonalidade, falta de clientes, baixo lucro, depois destas amostras descrevem neste estudo as principais dificuldades encontradas no gerenciamento da empresa e os principais fatores da mortalidade empresarial na região central de Caraguatatuba. Palavras-chave: Mortalidade Empresarial. Planejamento. Principais dificuldades. Fatores da mortalidade.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7658
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTAO_EMPRESARIAL_2015_Rosana_da_Silva_Cortes_Mortalidade_empresarial.pdf
  Restricted Access
591.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.