Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7638
Título: A influência dos regimes tributários em uma empresa fictícia do ramo de móveis
Título(s) alternativo(s): The influence of tax regimes on a fictitious company in the furniture industry
Autor(es): SASSÁ, Aline Aparecida Lopes
CRUZ, Carina Rocha
SILVA, Eduarda Pereira da
NISTARDA, Letícia Silvério
SANTOS, Pâmela Pereira dos
ZANON, Tamires Fernanda
Orientador(es): FRANCO, Jacqueline de Almeida Barbosa
Outro(s) contribuidor(es): FRANCO, Jacqueline de Almeida Barbosa
COSTA, Donizete Vieira da
OLIVEIRA, Fábio Mendes de
ANDRADE, Róbertson Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empresas;Lucro
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: 136
Referência Bibliográfica: SASSÁ, Aline Aparecida Lopes; CRUZ, Carina Rocha; SILVA, Eduarda Pereira da; NISTARDA, Letícia Silvério; SANTOS, Pâmela Pereira dos; ZANON, Tamires Fernanda. A influência dos regimes tributários em uma empresa fictícia do ramo de móveis, 2018. Trabalho Conclusão de Curso(Curso Técnico em Contabilidade) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2018.
Resumo: Esta pesquisa pretende mostrar como a escolha do regime de tributação e o planejamento tributário, podem interferir no sucesso ou fracasso da empresa. No Brasil, existem três tipos de tributação, que variam de acordo com o enquadramento e a necessidade da empresa, sendo o simples nacional, lucro presumido e lucro real. O presente trabalho consistiu em analisar a importância do planejamento tributário, e a melhor opção de enquadramento para fins de redução de custo e boa gestão financeira de uma indústria fictícia de móveis. A metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográfica que auxiliou no desenvolvimento desse trabalho, e ofereceu elementos necessários para a construção do referencial teórico. Como complemento, foi realizada uma simulação entre os três tipos de regimes tributários, que são divididos entre Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro real, com o objetivo de verificar a melhor opção de enquadramento para a empresa. Como resultado da análise comparativa, ficou comprovado que o simples nacional foi o regime de tributação que gerou a menor carga tributária para uma empresa fictícia de móveis. Concluiu- se, que o simples nacional é o regime de tributação mais viável para a empresa, justificando a importância desse trabalho, pois destacou-se a importância de um bom planejamento tributário, e reforçou que a escolha do tipo de enquadramento é essencial para o sucesso das empresas, pois proporciona informações e resultados mais precisos e confiáveis para a tomada de decisão e consequentemente representa menor impacto no resultado da empresa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7638
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INFLUÊNCIA DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS EM UMA EMPRESA FICTÍCIA DO RAMO DE MÓVEIS.pdf465.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.