Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7559
Título: A comunidade negra no mercado de trabalho negros em cargos importantes
Título(s) alternativo(s): The black community in the job market blacks in important positions
Autor(es): LIMA, Isabela Cristina Américo de
SANTOS, Kaio Vinicius da Silva
Orientador(es): PAIOLI, Luis Aparecido
Outro(s) contribuidor(es): PAIOLI, Luis Aparecido
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Negros;Recursos humanos;Mercado de trabalho;Chefia;Racismo
Data do documento: Jun-2021
Editor: 269
Referência Bibliográfica: LIMA, Isabela Cristina Américo de. A comunidade negra no mercado de trabalho negros em cargos importantes. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a comunidade negra em cargos importantes dentro das organizações e suas dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. Tem como objetivo geral mostrar que todos tem o mesmo direito independente de sua cor/raça. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Onde foi realizada uma pesquisa semiestruturada, com 15 questões, questões essas que tem como objetivo ver se o futuro do RH e das organizações está mudando ou não em relação ao racismo. A análise de dados aponta que há uma mudança nas organizações, mais da metade dos entrevistados disseram que contratariam qualquer profissional, sem fazer distinção de cor/raça. Sabemos que ainda há diferenças no mercado de trabalho, até mesmo pelo fato histórico de discriminação e o mais importante que a escravidão está muito enraizada na comunidade negra, sendo que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão. A possibilidade de mudanças é alta isso não há dúvidas, cada vez mais veremos pessoas negras ocupando seus espaços nas organizações, mas sabemos que ainda há muita coisa que precisa ser mudar.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7559
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.