Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7533
Título: Shampoo anti-queda em barra da folha da Psidium guajava L. (Goiabeira) em conjunto com a folha de Mentha piperita L. (Hortelã- Pimenta) E Lavandula angustifolia (Lavanda)
Título(s) alternativo(s): Psidium Guajava L Sheet Antiqued Shampoo. (Goiabaira) in conjunction with Mentha Sheet Piperita l. (peppermint) and lavandula angustifolia (lavender)
Autor(es): NASCIMENTO, Camilly da Silva Souza
MOREIRA, Emily Macedo
BRAGA, Maria Fernanda Castadelle
PADOVESI, Sara do Amaral
CAMPOS, Thays Aragão
Orientador(es): SANTOS, Marconi da Cruz
CARVALHO, Maisha Fayola de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Goiaba;Hortelã;Cabelo;Emulsões cosméticas
Data do documento: Dez-2021
Editor: 199
Referência Bibliográfica: NASCIMENTO, Camilly da Silva Souza. MOREIRA, Emily Macedo. BRAGA, Maria Fernanda Castadelle. PADOVESI, Sara do Amaral. CAMPOS, Thays Aragão. Shampoo anti-queda em barra da folha da Psidium guajava L. (Goiabeira) em conjunto com a folha de Mentha piperita L. (Hortelã- Pimenta) E Lavandula angustifolia (Lavanda), 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2021
Resumo: Situações do cotidiano, como poluição, tempo, temperatura, contato com raios UV no sol e doenças vem sendo um fator prejudicial para a saúde dos cabelos, causando problemas de queda, crescimento capilar retardado, coceira, irritação e descamação. Dessa forma, sendo observado isso, buscou-se desenvolver um xampu com os óleos essenciais de folha Psidium guajava (GOIABEIRA) e da Lavandula angustifolia (LAVANDA) em conjunto o extrato glicólico da folha de Mentha piperita L. (HORTELÃ-PIMENTA). Para a produção do produto foi realizado a extração do óleo da folha da Goiaba, foi feita por meio da hidrodestilação, com 0,333% de rendimento, o óleo da Lavanda foi comprado, e o extrato glicólico de hortelã-pimenta. O processo de preparação da base do xampu foi feito com dois tensoativos: Sodium cocoyl isethionate (tensoativo primário) e Cocamidopropil betaína (tensoativo secundário) juntamente com álcool cetílico, manteiga de cacau, óleo de Rícino (Ricinus communis L.), Nipaguard SCE (conservante), vitamina E e após haver a mistura desses compostos, houve a incorporação dos óleos essenciais e extrato glicólico. Depois do teste de pH, através do pHmetro, pode-se notar que o xampu criado estava com sua acidez já adequada para entrar em contato com o cabelo (3,5 a 4,5), apresentando acidez de aproximadamente 4,5. O teste de espumabilidade apresentou altura da espuma de 10 cm total, com cor branca e transparente, apresentando bons resultados. Os testes organolépticos apresentaram bom aroma do xampu (suave e agradável ao olfato), cor branco-amarelado (creme) e textura sólida levemente texturizada. Pode- se concluir através desse trabalho, que os shampoos são essenciais para haver tratamento de diversas doenças capilares, como a queda capilar. Porém, as versões em barra não são tão utilizadas, sendo uma excelente alternativa para substituir os shampoos líquidos, no qual suas embalagens contribuem para a poluição ambiental, além dos óleos essenciais que colaboram com o efeito terapêutico.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7533
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2021_novo_camillynascimento_shampooantiquedaembarradafolhadapsidiumguajavalgoiabeira.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.