Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7494
Title: Aprendizagem baseadas em problemas: virtualização do processo que se faz presente em vários cenários
Other Titles: Problem-based learning: virtualization of the process that is present in many scenarios
Authors: SILVA JÚNIOR, Donato Geraldo Vieira da
ZONTA, Pedro Henrique da Silva
Advisor: MARTINS, Cristiano Pires
type of document: Artigo científico
Keywords: Aprendizagem;Métodos ágeis
Issue Date: 4-Dec-2021
Publisher: 171
Citation: SILVA JÚNIOR, D. G. V.; ZONTA, P. H. S.; MARTINS, C. P. Aprendizagem baseadas em problemas: virtualização do processo que se faz presente em vários cenários. 2021. Artigo de Graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2021. Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
Abstract: O objetivo deste artigo é ressaltar a importância do acompanhamento da evolução dos discentes e docentes, por meio de uma sala de aula com metodologias ativas, e com isso, aumentar o desenvolvimento intelectual dos que estão aprendendo. Apenas as aulas em sala não são suficientes para se ter um acompanhamento ideal dos passos de cada um. O progresso deve medir o esforço e o rendimento dos envolvidos, permitindo que um fator natural como a comunicação faça cada vez mais diferença em ambientes distintos de aprendizado. No referencial teórico, foram levantadas informações que comprovam que tanto a falta de comunicação extraclasse quanto a necessidade de ferramentas para solução de problemas estão em pauta no mundo da educação. A metodologia utilizada se mostrou importante no levantamento, propondo o colhimento de informações úteis como o fato de a Aprendizagem Baseada em Problemas ser a forma mais utilizada para promover o conhecimento no ramo educacional.
The aim of this paper is to emphasize the importance of monitoring between students and teachers to facilitate, through an expanded classroom with active methodologies, increase the performance of those who are learning. Classroom classes alone are not enough to have an ideal follow-up of each one's steps. Progress must measure the effort and performance of those involved, and with that, allow a natural factor such as communication to make more and more difference in different learning environments. In the Theoretical Framework, information was collected that proves that both the lack of extra-class communication and the need for problemsolving tools are on the agenda in the world of education. The used methodology showed itself that it is important in the survey, proposing the gathering of useful information such as the fact that Problem-Based Learning is the most used way to promote knowledge in the educational field.
Description: Artigo apresentado no V Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales – SITEF, 2021, Jales-SP.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7494
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.