Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7450
Título: Horta hidropônica automatizada
Título(s) alternativo(s): Automated hydroponic garden
Autor(es): MARTINS, Gabriel Leite
ROCHA, Guilherme Oliveira da
SIQUEIRA, Mateus Cardoso de Oliveira
Orientador(es): ALBINO, Rodrigo
CRUZ, Carlos Fábio Martins
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Projeto de software;Hortas
Data do documento: Dez-2021
Editor: 165
Referência Bibliográfica: MARTINS, Gabriel Leite; ROCHA, Guilherme Oliveira da; SIQUEIRA, Mateus Cardoso de Oliveira. Horta hidropônica automatizada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Etec de Araçatuba, Araçatuba, 2021.
Resumo: Em uma Horta Hidropônica existem diversos fatores a serem analisados que podem interferir na produtividade e durabilidade do projeto. Partimos analisando diversas hortaliças que são utilizadas nesses métodos de cultivo, a mais presente é a alface, que possui diversas variedades, porém quase todas, são desenvolvidas utilizando os mesmos métodos e mesmos materiais. Com base em pesquisas realizadas, uma horta que utiliza o sistema convencional de plantio, que consiste em cultivar em solo, realizando todo o processo inicial de cultivo das mudas de alface dura em torno de 20 a 45 dias, já utilizando o método da hidroponia dura em torno 20 dias. Todo este processo de cultivo das mudas é necessário para preparar a muda antes que seja realmente plantado e chegue no seu cultivo final. Para ter uma ótima produção na hidroponia é necessário que haja um controle sobre as condições ideias para hortaliça, tais como temperatura da solução nutritiva, nível de oxigênio (O2), condutividade elétrica (CE) e pH. Todas estas variantes podem influenciar muito a disponibilidade dos nutrientes da solução. O funcionamento pratico da Horta Hidropônica se baseia em uma estrutura de tubulações que carregam uma solução nutritiva para as mudas, que são posicionadas em um buraco feito na tubulação. As mudas são posicionadas de maneira que suas raízes entram em contato com a solução, que por sua vez não ocupa completamente a tubulação, assim evitando o desperdício e solução nutritiva é bombeada através das tubulações utilizando uma bomba d’agua. Existem diversas estruturas de tubulação utilizada na hidroponia, em nosso projeto optamos por utilizar a mais convencional onde os canos iram ficar um pouco inclinados assim facilitando o fluxo da solução nutritiva. Utilizaremos uma placa Arduino para realizar o acionamento das bombas e o monitoramento das informações, também utilizaremos sensores de pH, umidade, temperatura e condutividade elétrica. O Arduino será encarregado por gerenciar todo o sistema, com ele podemos inserir programações de acordo como gostarias que a horta funcionasse. Visando sempre buscar inovações e soluções que podemos incrementar em nosso projeto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7450
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
técnico_em_manutencao_suporte_em_informatica_2021_2_gabriel_leite_martins_horta_hidroponica_automatizada_pdf.pdf
  Restricted Access
1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.