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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7411
Título: | Escudo do mestre: sistema de auxílio para partidas de RPG |
Título(s) alternativo(s): | Master's shield: help system for RPG matches |
Autor(es): | MATOS, Paulo José Alves de |
Orientador(es): | CINTRA, Fausto Gonçalves |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Logística (sistemas);Sistemas de informação |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Editor: | 109 |
Referência Bibliográfica: | MATOS, Paulo José Alves de. Escudo do mestre: sistema de auxílio para partidas de RPG. 2020. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistema). - Faculdade de tecnologia " Dr. Thomaz Novelinho”, Franca, 2020. |
Resumo: | O RPG de mesa foi inventado há décadas e embora seja cada vez mais difundido
atualmente, ele ainda é jogado presencialmente de forma mais primitiva, sem
acompanhar o avanço da tecnologia. Pensando em aumentar o nível de imersão dos
jogadores através de recursos audiovisuais, nasce a ideia do sistema Escudo do
Mestre. Após pesquisa online sobre os desejos de modernização deste processo,
realizada com jogadores de RPG de todo o Brasil, os resultados foram alinhados com
os objetivos de vivência do ciclo de desenvolvimento de projeto e com o estudo das
ferramentas envolvidas por parte do desenvolvedor. O resultado é um sistema que
provê auxílio para mestres de jogo de RPG de mesa, modernizando alguns processos
existentes durante as sessões enquanto cria outros elementos para esse contexto. O
sistema tira proveito da utilização de tela externa e alto-falantes para utilização de
elementos multimídia, que ajudam os jogadores a terem uma melhor imersão na
história jogada. Utiliza-se de tecnologias de armazenamento de dados online, com o
MongoDB Atlas, e mostra dados importantes até mesmo com mapas, juntamente com
a API Mapbox, tudo isso processado visualmente através do framework Angular. Ao
final do projeto, o resultado obtido é um Produto Mínimo Viável com base escalável
para futura disponibilização do sistema para o público geral, que age na necessidade
de modernização das mesas de RPG presenciais. The tabletop RPG was invented decades ago and even though is more and more spread across-the-board, it is still played locally in a more primitive way, without following the technology advances. Thinking on increasing the immersion level of the players through audio-visual resources, the idea of the system Escudo do Mestre is born. After online research on the modernization wishes of this process, made with RPG players from all around Brazil, the obtained results were lined up with the objectives of experiencing the project development cycle and studying the tools involved by the developer. The result is a system that provides assistance to tabletop RPG game masters, modernizing some existing processes during the sessions whilst creating other elements for this context. The system takes advantage of the use of an external screen and speakers to utilize multimedia elements, that help players to have a better immersion in the story played. Uses data storage technologies, with MongoDB Atlas, and shows important data even with maps, together with the Mapbox API, all of it visually processed through the Angular framework. By the end of the project, the obtained result is a Minimum Viable Product with scalable basis for future overall public release, that acts on the modernization needs of the presential RPG tables. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7411 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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