Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7323
Title: A comunicação institucional como impulsionadora da imagem empresarial: algumas considerações sobre o Porto de São Sebastião
Authors: BARBOSA, Letícia de Oliveira
RAFAEL, Rebecca Pimenta
Advisor: REIS, Soraya Mira
SILVA, Alciene Ribeiro Feitoza da
RIBEIRO, Ricardo de Lima
Other contributor: REIS, Soraya Mira
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação na administração
Issue Date: 2016
Publisher: 189
Citation: BARBOSA, Letícia de Oliveira; RAFAEL, Rebecca Pimenta. A comunicação institucional como impulsionadora da imagem empresarial: algumas considerações sobre o Porto de São Sebastião. Orientador: Soraya Mira Reis. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial ) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2016
Abstract: Este trabalho acadêmico apresenta considerações sobre a Comunicação Empresarial Integrada com ênfase na vertente Comunicação Institucional e o uso de suas ferramentas na gestão da imagem empresarial. O objetivo desse trabalho é descrever as ferramentas da Comunicação Institucional utilizadas pelo Porto de São Sebastião em seus projetos e operações, visto que trata-se de uma empresa que recebe críticas direcionadas aos impactos ambientais causados por suas atividades, desse modo, a empresa busca melhorar sua imagem perante a comunidade em que está inserida através de mecanismos institucionais. A metodologia utilizada para que essa pretensão fosse atendida foi uma pesquisa de campo, onde foi realizada uma análise de caso na Companhia Docas de São Sebastião, para tanto, foi elaborada uma entrevista com o Coordenador de Comunicação Socioambiental da empresa. Esse trabalho tem caráter descritivo e qualitativo, onde busca articular as práticas de Comunicação Institucional do Porto de São Sebastião com as teorias apresentadas acerca desse assunto. Através das informações obtidas, constatou-se que a empresa estudada faz uso das ferramentas de Comunicação Institucional através de programas socioambientais com propósito de impulsionar sua imagem diante da sociedade. Palavras-chave: Comunicação Institucional. Organização. Imagem. Socioambiental.(Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) This academic work presents considerations on the integrated communication in the companies with an emphasis on aspects of institutional communication and the use of their tools in the management of corporate image. The aim of this study is to describe the institutional communication tools used by the Port of São Sebastião in its projects and operations, since it is a company that receives criticism to the environmental impacts caused by its activities. Thus, the company seeks to improve its image in the community in which it operates through institutional mechanisms. The methodology used to achieve that goal was a field research through a case study in Companhia Docas de São Sebastião, so an interview with its Director of Environmental Communication was drafted. This study is descriptive and qualitative, which seeks to articulate the institutional communication practices of the port of São Sebastião with the theories presented on this. Through the information obtained, it was found that the studied company makes use of corporate communication tools, through environmental programs in order to boost its image to society. Keywords: Corporate Communication. Organization. Image. Environmental. lho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7323
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2016_Leticia_de_oliveira_Barbosa_A_comunicacao_institucional_como_impulsionadora_da_imagem.pdf
  Restricted Access
716.77 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.