Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7317
Title: Aplicativo Para Aprendizagem De Pessoas Com Síndrome De Down
Authors: GASTALDI FILHO, Agnaldo
LEITE, Caio dos Santos
NOVAIS, Carla Andrade de
MICHELETO, Lucas João
Advisor: MADUREIRA JUNIOR, José Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software;Síndrome de down
Issue Date: 2016
Publisher: 114
Citation: FILHO, Agnaldo Gastaldi; LEITE, Caio dos Santos; DE NOVAIS, Carla Andrade; MICHELETO, Lucas João. Aplicativo para aprendizagem de pessoas com síndrome de down. 2016.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016.
Abstract: O aplicativo desenvolvido tem como objetivo o auxílio no processo de alfabetização de pessoas com a síndrome de Down, partindo da ideia de aplicar conhecimentos e utilizar a tecnologia para desenvolver uma ferramenta que cumpra com um papel social e garanta acessibilidade a todos. Por meio de entrevista com educadores da instituição Bem-Te-Vi em Jundiaí, e também da observação das maiores dificuldades de aprendizado das pessoas portadoras da síndrome, mantendo como foco o ensino da disciplina de Língua Portuguesa e a partir de análise das principais metodologias utilizadas nesse processo, foram identificados em quais pontos seria interessante a introdução da tecnologia atuando como uma ferramenta de apoio a aprendizagem. Como resultado, o aplicativo serve como uma forma eficiente de estímulo ao exercício do que é ensinado em sala de aula, introduzindo novas formas de se buscar conhecimento através da tecnologia.
The developed application aims to help in the alphabetization process of people with Down syndrome, based on the idea to apply knowledge and use technology to develop a tool that fulfills a social role and ensure accessibility to all. Through interviews with educators of Bem-Te-Vi institution in Jundiaí, and from the observation of the greatest difficulties of learning for people with the syndrome, while maintaining focus on the teaching of the discipline of Portuguese Language and from analysis of the main methods used in the process of teaching, it was possible to identify in which points the introduction of technology would be interesting to work as a learning support tool. As a result of it all, the application provide an efficient way to stimulate the practice of what is taught in the classroom, increasingly the motivation to search for knowledge through reading and introducing new ways of seeking knowledge through technology
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7317
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.