Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7077
Título: Análise de viabilidade de introdução de novas metodologias de gestão de projetos no âmbito do Projeto Integrador do curso de Big Data no Agronegócio
Título(s) alternativo(s): Feasibility analysis of introducing new project management methodologies within the scope of the Integrating Project of the Big Data in Agribusiness course
Autor(es): RODRIGUES, Iam Caio Abreu
SCALCO, José Pedro
FAVAN, João Ricardo
CAPELOCI, Eloiza Martins Primo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Desenvolvimento de software
Data do documento: 23-Dez-2021
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Iam Caio Abreu; SCALCO, José Pedro; FAVAN, João Ricardo; CAPELOCI, Eloiza Martins Primo. Análise de viabilidade de introdução de novas metodologias de gestão de projetos no âmbito do Projeto Integrador do curso de Big Data no Agronegócio. Revista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez. 2021. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/254.
Série/Relatório no.: Revista Eletrônica e-F@tec, Garça, v.11, n.1, dez. 2021;
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade e propor a introdução de novas metodologias de gestão de projetos no âmbito da disciplina de Projeto Integrador do curso de Big Data no Agronegócio da Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura, localizada na cidade de Pompeia - SP, analisando as razões para uma possível implementação do ponto de vista dos alunos. Tendo como base a atual utilização da metodologia Scrum na disciplina, foi realizada uma pesquisa com perguntas quantitativas direcionadas a alunos do 2º ao 6º termo. Os dados obtidos foram analisados utilizando as técnicas contidas na metodologia Knowledge Discovery in Databases (KDD) buscando encontrar pontos de melhorias que justificassem a mudança de metodologia para aumentar e melhorar o desempenho das equipes. Os resultados indicam que a metodologia utilizada no momento está suprindo as necessidades do contexto, tornando inviável a introdução de outro método. Notou-se que as habilidades técnicas de programação Frontend e Backend, o princípio de transparência e a prática de realizar cerimônias da metodologia Scrum fazem com que, segundo a opinião dos alunos, eles pertençam a uma boa equipe. Entretanto, visando um melhor desempenho, é necessária a introdução da técnica de Programação em pares, estabelecida na metodologia Extreme Programming, para garantir uma melhora nas habilidades técnicas da equipe.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7077
ISSN: 2317-451X
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.