Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7067
Título: Ergonomia para um melhor desempenho do colaborador em home office
Título(s) alternativo(s): Ergonomics for better employee performance in home office
Autor(es): ARAÚJO, Jennifer Vitória de
OTSUBO, Kaillani de Carvalho
SILVA, Maria Eduarda de Jesus
ASSIS, Vitória dos Santos Ribeiro de
Orientador(es): MORAIS, Leonidas Magno de
CARVALHO, Vivian Manuci
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Ergonomia;Ergonomia no trabalho;Ambiente de trabalho
Data do documento: Dez-2021
Editor: 240
Referência Bibliográfica: ARAÚJO, Jennifer Vitória de; OTSUBO, Kaillani de Carvalho; SILVA, Maria Eduarda de Jesus; ASSIS, Vitória dos Santos Ribeiro de. Ergonomia para um melhor desempenho do colaborador em home office. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2021.
Resumo: Home Office é um termo originalmente do inglês e é usado para descrever o trabalho remoto, também chamado de trabalho à distância. Algumas empresas já haviam adotado essa prática, mas com o início da pandemia, 46% das empresas optaram pelo trabalho remoto e cerca de 8,2 milhões de Brasileiros passaram a trabalhar em casa e isso gerou alguns benefícios. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é abordar a importância da ergonomia na vida dos trabalhadores, já que a ergonomia é um conjunto de regras da norma regulamentadora 17 (NR17) que visa reduzir os riscos no ambiente de trabalho, além de cuidar da saúde física e mental do trabalhador. O número de pessoas optando pelo Home Office é elevado, com isso, a ergonomia continua sendo de extrema importância para todos os colaboradores e empresas, visto que, o bem estar do trabalhador vem em primeiro lugar. O principal objetivo dessa pesquisa é estudar como funciona a Ergonomia no serviço em Home Office, quais problemas de saúde são causados neste tipo de serviço e como vamos resolver estes óbices. A Metodologia do trabalho é feita através da pesquisa de campo onde vamos buscar informações diretamente com os colaboradores que trabalham em Home Office e também optamos pela pesquisa bibliográfica que nos ajuda a reunir as informações e dados que servirão para a construção desta pesquisa. Utilizou-se de materiais já elaborados, como livros, artigos científicos, visitas em sites. Outra fonte de informação utilizada é através do formulário digital contendo um total de quatro questões, sendo três alternativas e uma dissertativa e 21 respostas. Com isso, o conhecimento sobre a ergonomia para desenvolver as tarefas no Home Office é muito importante e fazendo o uso dela, o colaborador traz benefícios à empresa, à sua saúde e ao seu desempenho profissional. Nesse modo, o teletrabalhador deve ser organizado, motivado e responsável pela gestão do seu tempo e espaço. A questão é: Como corrigir erros e diminuir os riscos que compromete o profissional? Investir em móveis que possam proporcionar conforto e bem estar para a rotina laboral é o primeiro passo, além de se preocupar com a iluminação da área; Mudar de posição, alongar-se e ajustar a cadeira é essencial, entre outras. Essas adequações sugeridas para o profissional contribuem com um aumento significativo da produtividade. Ambientes confortáveis consequentemente são mais produtivos. Home Office is a term originally from English and is used to describe telecommuting, also called telecommuting. Some companies had already adopted this practice, but with the onset of the pandemic, 46% of companies opted for remote work and around 8.2 million Brazilians started to work from home and this generated some benefits. Therefore, the objective of this work is to address the importance of ergonomics in the lives of workers, since ergonomics is a set of rules of regulatory standard 17 (NR17) that aims to reduce risks in the work environment, in addition to taking care of physical health and mental of the worker. The number of people opting for the Home Office is high, thus, ergonomics continues to be extremely important for all employees and companies, since the worker's wellbeing comes first. The main objective of this research is to study how Ergonomics works in the Home Office service, what health problems are caused in this type of service and how we are going to solve these obstacles. The methodology of the work is done through field research where we seek information directly from employees who work in Home Office and we also opted for bibliographical research that helps us to gather information and data that will serve to build this research. Materials already developed were used, such as books, scientific articles, visits to websites. Another source of information used is through the digital form containing a total of four questions, three alternatives and one essay and 21 answers. Thus, knowledge about ergonomics to develop tasks in the Home Office is very important and by making use of it, the employee benefits the company, their health and their professional performance. In this way, the teleworker must be organized, motivated and responsible for managing their time and space. The question is: How to correct mistakes and reduce the risks that compromise the professional? Investing in furniture that can provide comfort and wellbeing for the work routine is the first step, in addition to worrying about the area's lighting; Changing position, stretching and adjusting the chair is essential, among others. These adjustments suggested for the professional contribute to a significant increase in productivity. Comfortable environments are therefore more productive.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7067
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
administracao_2021_2_jennifervitoriadearaujo_ergonomiaparaummelhordesempenho.pdf
  Restricted Access
276.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.