Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7039
Título: | Comportamento do consumidor e contratação de serviços: uma análise das festas infantis |
Título(s) alternativo(s): | Consumer behavior and the factors influencing the contracting of event services: an analysis of children's parties |
Autor(es): | CUNHA, Daiane Cristina da |
Orientador(es): | BALLERINI, Adriana Perroni |
Outro(s) contribuidor(es): | SCHIOSER, Galileo de Souza CALHEIROS, Dimas Ozanam |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Comportamento do consumidor;Festas;Crianças |
Data do documento: | 27-Jun-2018 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | CUNHA, Daiane Cristina. Comportamento do consumidor e os fatores influenciadores na contratação de serviços de eventos: uma análise das festas infantis 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eventos)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018. |
Resumo: | No mercado de festas infantis, inovação e criatividade ganham força gerando novos
nichos de serviços. Os consumidores, na busca por esses serviços, precisam decidir
quais se adequam ao seu perfil. Porém, para que tal decisão se concretize existe uma
série de fatores que influenciam a escolha do mesmo. Desse modo, esta pesquisa
objetiva identificar as causas que influenciam o comportamento do consumidor na
escolha de serviços de festas infantis. A metodologia do trabalho abrange a pesquisa
bibliográfica, além da pesquisa quantitativa, por meio de formulário aplicado
envolvendo mães e pais do município de Jundiaí e região. Identificou-se que o fator
mercadológico mais decisivo para a contratação de serviços em festas infantis é o
fator preço, seguido da qualidade. Entre os 4 “Ps” do marketing (preço, produto, praça
e promoção) e o “Ps” expandidos de serviços (processos, evidência física e pessoas),
os mais relevantes foram a praça, com relação a escolha do local, que agrega valor
ao atribuir status ao consumidor, evidenciando o consumo conspícuo; o processo e
as pessoas, em relação à eficácia, padronização e qualidade no atendimento, bem
como a comunicação, deixando claro como a indicação, conhecida como marketing
boca a boca e as mídias televisivas também são relevantes nesse tipo de contratação.
Destacam-se, ainda, os fatores emocionais e afetivos como reunir os familiares e o
encantamento na decoração do ambiente, sendo considerados pelos respondentes
como um diferencial na organização, demonstrando a importância do contratante se
encantar com o serviço. In the market for children's parties, innovation and creativity gain strength generating new service niches. Consumers, in the search for these services, need to decide which ones suit their profile. However, for this decision to take place there are a number of factors that influence the choice of it. Thus, this research aims to identify the causes that influence consumer behavior in the choice of children's party services. The methodology of the work includes bibliographical research, besides the quantitative research, through an applied form involving mothers and fathers of the municipality of Jundiaí and region. It was identified that the most decisive marketing factor for hiring services in children's parties is the price factor, followed by quality. Among the four "Ps" of marketing (price, product, place and promotion) and the expanded "Ps" of services (processes, physical evidence and people), the most relevant were the plaza, value by attributing status to the consumer, evidencing conspicuous consumption; the process and the people, regarding effectiveness, standardization and quality in the care as well as communication, making it clear how the indication, known as word of mouth marketing and television media are also relevant in this type of hiring. Emotional and affective factors such as family reunions and enchantment in the decoration of the environment are also highlighted, being considered by the respondents as a differential in the organization, demonstrating the importance of the contractor to be enchanted by the service. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7039 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemeventos_2018_1 _ Daiane Cristina da Cunha_ comportamento do consumidor e contratação de serviços uma análise das festas infantis.pdf Restricted Access | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.