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Título: Estresse ocupacional em mulheres da docência: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Occupational stress in teaching women: a case study
Autor(es): SILVA, Aghata Cristina
Orientador(es): GARBERO, Reydner Furtado
Outro(s) contribuidor(es): CORREA, Nelson Luis de Souza
DIAS, Marcos de Carvalho
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de recursos humanos;Estresse profissional
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SILVA, Aghata Cristina. Estresse ocupacional em mulheres da docência: um estudo de caso, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar o estresse ocupacional em mulheres que atuam na docência em pré-escola e em ensino superior, analisando a trajetória da mulher no magistério, a desvalorização da profissão que, por sua vez, leva a má remuneração e precarização do trabalho e a dupla jornada de trabalho e as consequências dessa sobrecarga prejudica a saúde psicofisiológica. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um “questionário sócio demográfico” e o “questionário de avaliação de estresse”. A pesquisa foi executada com quarenta professoras sendo vinte com cada uma das populações estudadas, com o objetivo de comparar e verificar fatores estressores que fazem do trabalho docente uma profissão suscetível ao desenvolvimento de estresse ocupacional podendo desenvolver, inclusive, a síndrome de Burnout, doença psicossocial comum nesta área. Para análise dos dados obtidos da pesquisa foi utilizado como parâmetro as fases do estresse: alerta; resistência; quase exaustão e exaustão.
ABSTRACT This research paper aims to study occupational stress in women who work as teachers in preschool and higher education, analyzing the trajectory of women in the teaching profession, the devaluation of the profession – which leads to poor pay –, precarious work, and the double work shift that, as a consequence of the overload, impairs psychophysiological health. The bibliographic research and the case study were used. A "socio-demographic questionnaire" and the "stress assessment questionnaire" were applied. The research was carried out with forty female teachers, twenty of them with each of the studied populations, with the objective of comparing and verifying stress factors that make teaching work a profession susceptible to the development of occupational stress and may develop, including Burnout syndrome, psychosocial disease common in this area. To analyze the data obtained from the research, the stress phases were used as a parameter: alert; resistance; almost exhaustion and exhaustion
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6963
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