Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6916
Título: Sistema de gestão e monitoramento de laboratórios da Fatec Americana: SGML
Título(s) alternativo(s): Fatec Americana's laboratory management and monitoring system: SGML
Autor(es): MACIEL, João Pedro
Orientador(es): MIANO, Mariana Godoy Vazquez
Outro(s) contribuidor(es): ROCCIA, Clerivaldo José
MARTINS JÚNIOR, Alberto
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Desenvolvimento de software;Sistemas de informação;Laboratório de máquinas
Data do documento: 8-Dez-2020
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MACIEL, João Pedro. Sistema de gestão e monitoramento de laboratórios da Fatec Americana: SGML, 2020. Relatório técnico (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020.
Resumo: Os Sistemas de Gestão e Monitoramento têm como principal função gerenciar processos ou recursos de determinado ambiente. Nos Laboratórios de Informática da Faculdade de Tecnologia de Americana é possível identificar que grande parte dos sistemas de controle dos procedimentos são realizados de forma manual. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e apresentar soluções para o gerenciamento de reservas de equipamentos e ambientes e para auxiliar no processo de controle de rotinas e procedimentos de manutenção. Os procedimentos técnicos para o desenvolvimento do trabalho apoiaram-se em duas vertentes - gerenciamento e monitoramento. O gerenciamento baseou-se na utilização da linguagem de programação PHP que adota uma base de dados em MySQL para armazenar as informações de gestão do sistema. O monitoramento utilizou um servidor Zabbix, criado em uma Máquina Virtual Ubuntu, para armazenar os dados monitorados de outros computadores e dispositivos, por meio de um serviço proprietário do Zabbix, o Zabbix Agent, aliado ao Grafana, que gera gráficos baseados nas informações armazenadas no servidor. Como resultado do desenvolvimento foi possível apresentar soluções para resolver o problema de gerenciamento e monitoramento do laboratório, por meio de um sistema que age de forma prática e simples.
The Management and Monitoring Systems have as the main function the processes and resources management in a specific environment. In the Computing labs at Faculdade de Tecnologia de Americana it is possible to identify that large parts of the controlling procedures systems are performed manually. Thus, this work aims to analyze and present solutions to the management of equipment reservations and spaces as well as to assist in the process of routines controlling and maintenance procedures. The technical procedures for the development of this work were based on two aspects – management and monitoring. The management uses PHP as programming language with a MySQL database to store information. Besides, the monitoring uses a Zabbix server installed in a Virtual Machine to store monitored data of others computers and devices by an owner service named Zabbix Agent with the Grafana a software that creates charts based on the information stored in the server. As a result of the development it was possible to present different solutions to solve the management and monitoring problem by a system that works in an effective way.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6916
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2S2020_João Pedro Maciel_OD0894.pdf6.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - João Pedro Maciel.docx
  Restricted Access
73.22 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.